Arrancada para o primeiro título de Alberto Valentim começou em semifinal contra o Flamengo

Compartilhe
Valentim eliminou o Fla na semi do Carioca 2018 foi campeão contra o Vasco. Foto: Athletico-PR

Alberto Valentim tem uma inspiração para eliminar o Flamengo na noite desta quarta-feira, no Maracanã, e levar o Athletico-PR à final da Copa do Brasil: a semifinal do Campeonato Carioca de 2018. Há três anos, o técnico montou um Botafogo perfeito taticamente, venceu por 1 x 0, decidiu o Estadual com o Vasco e conquistou o primeiro título na carreira. O estilo daquele Glorioso pode servir de modelo para o Furacão no Rio: aguerrido, calculista e extremamente obediente taticamente.

O Flamengo era favorito na semifinal do Campeonato Carioca de 2018. A gestão do então presidente Eduardo Bandeira de Mello ampliava os investimentos em jogadores caros. O elenco rubro-negro já contava com o goleiro Diego Alves, o volante Cuéllar, o meia Diego e o centroavante Henrique Dourado, que havia sido um dos artilheiros do Brasileirão 2017 com a camisa do Fluminense ao lado de Jô. O elenco rubro-negro também contava com boas alternativas formadas nas divisões de base. Titulares do Lyon e do Real Madrid, respectivamente, Lucas Paquetá e Vinicius Junior se firmavam no profissional.

Aguerrido e calculista, o Botafogo fez um gol com Luiz Fernando e se fechou de tal forma que enervou o Flamengo. Comandado por Paulo César Carpegiani à época, o Flamengo tinha a vantagem do empate, mas não conseguiu igualar o placar e viu o adversário fazer provocações com o dedo no nariz simulando o “cheirinho” de título. À época, o Flamengo vinha de dois vices seguidos na Copa do Brasil contra o Cruzeiro e na Sul-Americana contra o Independiente. Os desdobramentos da derrota foram as demissões do técnico Paulo César Carpegiani e do diretor executivo Rodrigo Caetano.

Depois de eliminar o Flamengo, o Botafogo avançou à final contra o Vasco e brindou Alberto Valentim com o primeiro título de verdade. A final terminou 3 x 3 no placar agregado das duas partidas e triunfou nos pênaltis depois de um gol salvador de Joel Carli no tempo normal. Um dos jogadores daquele Botafogo está com Valentim no Furacão. O lateral-direito Marcinho foi fundamental naquele triunfo jogando em cima de Everton e pode ser novamente na semifinal da Copa do Brasil atormentando Filipe Luís no papel de ala no sistema 3-4-3 de Valentim.

O treinador do Athletico-PR também fez jogo duro contra o Flamengo na campanha do título rubro-negro no Brasileirão de 2019. O Flamengo venceu praticamente no último lance da partida com um gol do centroavante Lincoln em um clássico pegado e violente em boa parte.

A postura do Botafogo na partida foi criticada por Jorge Jesus. “Para parar uma equipe você tem que ter argumentos técnicos e táticos. Não é essa a forma de parar uma equipe. Quando acabou o jogo, eu disse ao jogador do Botafogo: ‘Não valeu a pena bater tanto’”, finalizou.

Valentim sentiu-se ofendido e rebateu: “Jesus falou uma grande bobagem. Devia deixar a boquinha dele calada. Nosso time veio para jogar sim, fomos aguerridos. Jogadores estão de parabéns. Ele falou uma bobagem grande, coitadinho dele. Não precisava, cuida do time dele, que está muito bem, está fazendo um grande trabalho. Ninguém veio caçar ninguém”.

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Jesus no Lar: como o livro influencia na liderança de Dorival Júnior

  Dorival Júnior não se limita à leitura tática. Aprecia livros e não abre mão…

2 dias atrás
  • Esporte

Final se ganha na estratégia: Dorival foi mais técnico que Filipe Luís

Nem o Flamengo piorou nem o Corinthians passou de abóbora a carruagem. Finais em jogo…

2 dias atrás
  • Esporte

Flamengo x Corinthians: o que esperar do gramado do Mané na Supercopa Rei

  O gramado do Mané Garrincha não estará no padrão de qualidade na Supercopa Rei…

3 dias atrás
  • Esporte

Lucas Paquetá x Memphis Depay: parceria no Lyon vira duelo na Supercopa Rei

  Possíveis adversários em campo neste domingo na Supercopa Rei, às 16h, no Estádio Mané…

4 dias atrás
  • Esporte

Líder, Botafogo expõe Tite ao ridículo de um 4 x 0 depois de 13 anos

Tite lembra o músico de instrumento de sopro que perdeu a embocadura. O Cruzeiro é…

5 dias atrás
  • Esporte

Prévia da 1ª rodada do Brasileirão 2026: análise, curiosidades, palpites e onde assistir

Brasileirão – Série A 2026  Prévia jogo a jogo da #rodada 1   Atlético-MG x…

7 dias atrás