Arco e flecha: Flaco López determina vitória do Palmeiras no Choque-Rei

Compartilhe

A vitória do Palmeiras por 3 x 1 contra o São Paulo na Arena Barueri mostrou uma tentativa convencional do técnico Abel Ferreira de manter o time minimamente competitivo em um início de temporada encavalado pela mistura de jogos do Paulistão e da Série A do Brasileirão.

A configuração alviverde indicava sistema 4-2-3-1. Na prática, o Palmeiras se comportou no 4-4-2 com os dois volantes fazendo o papel de armadores. Andreas Pereira e Marlon Freitas criavam de trás. Allan, Maurício e Sosa ficavam atrás de Flaco López na última linha para receber a bola e abastecer o centroavante ou finalizar de média distância em direção ao gol de Rafael. A pressão inicial do São Paulo desafiou.

Hernan Crespo montou o São Paulo em um 4/2-2-2 na tentativa de surpreender o adversário no início. Obtinha resultado até Flaco López servir Maurício no lance do primeiro gol e mudar o rumo da partida. Mesmo saindo atrás, o tricolor empatou em uma cobrança de escanteio com Bobadilla e falha do goleiro Carlos Miguel.

Confuso na meiúca, o São Paulo via Marcos Antônio, Danielzinho, Bobadilla e Luciano mais se aglomerarem no setor do que progredir de uma forma organizada na construção. Lucca abria pela esquerda e Tapia fechava no centro.

A diferença técnica foi se acentuando até o time alviverde se impor no placar. Aos poucos, a consistência tática do Palmeiras decretou o ritmo da partida e Flaco López virou o cara do jogo.

Primeiro ao finalizar com carinho a assistência de Sosa no lance do segundo gol. Depois ao dar mais uma assistência ao servir o lateral-direito Khellven na jogada do terceiro.

Não foi um Palmeiras impecável. Faltam alguns mecanismos importantes para maior imposição. A fragilidade do São Paulo impressiona. A do técnico Hernan Crespo também. Sinto a falta de mais recursos do treinador para apresentar mais soluções com o que se tem.

Danielzinho viu isso na prática no Mirassol sob o comando de Rafael Guanaes. Dá para fazer muito com pouco. Só é preciso achar o técnico certo para fazer o necessário com o senso de urgência.

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolima.jor

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Gama sofreu apenas um gol em mata-mata com o técnico Luiz Carlos Souza

Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…

10 horas atrás
  • Esporte

Botafogo sofre com a falta de variação tática sob o comando de Anselmi

O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…

14 horas atrás
  • Esporte

Saída de Coutinho do Vasco expõe relação tóxica entre ídolos e torcidas

Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…

1 dia atrás
  • Esporte

O papelão de Mourinho ao minimizar denúncia de racismo contra Vinicius Junior

José Mourinho é um dos melhores técnicos do século 21. Levou o Porto ao título…

2 dias atrás
  • Esporte

Estaduais deveriam adotar modelo da Copa do Brasil para times da Série A

A Copa do Brasil, com início nesta terça-feira, tem o antídoto contra a maratona insana…

4 dias atrás
  • Esporte

O que o discurso de Lucas Pinheiro Braathen ensina ao futebol brasileiro

A inédita medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno protagonizada por Lucas…

5 dias atrás