A vitória do Palmeiras por 3 x 1 contra o São Paulo na Arena Barueri mostrou uma tentativa convencional do técnico Abel Ferreira de manter o time minimamente competitivo em um início de temporada encavalado pela mistura de jogos do Paulistão e da Série A do Brasileirão.
A configuração alviverde indicava sistema 4-2-3-1. Na prática, o Palmeiras se comportou no 4-4-2 com os dois volantes fazendo o papel de armadores. Andreas Pereira e Marlon Freitas criavam de trás. Allan, Maurício e Sosa ficavam atrás de Flaco López na última linha para receber a bola e abastecer o centroavante ou finalizar de média distância em direção ao gol de Rafael. A pressão inicial do São Paulo desafiou.
Hernan Crespo montou o São Paulo em um 4/2-2-2 na tentativa de surpreender o adversário no início. Obtinha resultado até Flaco López servir Maurício no lance do primeiro gol e mudar o rumo da partida. Mesmo saindo atrás, o tricolor empatou em uma cobrança de escanteio com Bobadilla e falha do goleiro Carlos Miguel.
Confuso na meiúca, o São Paulo via Marcos Antônio, Danielzinho, Bobadilla e Luciano mais se aglomerarem no setor do que progredir de uma forma organizada na construção. Lucca abria pela esquerda e Tapia fechava no centro.
A diferença técnica foi se acentuando até o time alviverde se impor no placar. Aos poucos, a consistência tática do Palmeiras decretou o ritmo da partida e Flaco López virou o cara do jogo.
Primeiro ao finalizar com carinho a assistência de Sosa no lance do segundo gol. Depois ao dar mais uma assistência ao servir o lateral-direito Khellven na jogada do terceiro.
Não foi um Palmeiras impecável. Faltam alguns mecanismos importantes para maior imposição. A fragilidade do São Paulo impressiona. A do técnico Hernan Crespo também. Sinto a falta de mais recursos do treinador para apresentar mais soluções com o que se tem.
Danielzinho viu isso na prática no Mirassol sob o comando de Rafael Guanaes. Dá para fazer muito com pouco. Só é preciso achar o técnico certo para fazer o necessário com o senso de urgência.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolima.jor
Brasileirão – Série A 2026 Prévia jogo a jogo da #rodada 1 Atlético-MG x…
O inesquecível Flamengo da temporada de 2019 sob o comando de Jorge Jesus começa a…
Cobaia da primeira edição do Mundial de Clubes da Fifa em 2000 na conquista do…
A provável estreia do recém-contratado Andrew com a camisa do Flamengo neste domingo no clássico…
A iminente renovação do contrato da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com Carlo Ancelotti até…
Dos 20 clubes do Brasileirão, 15 perderam pelo menos um jogo em 2026. A temporada…