Franz Beckenbauer comemora o tri da Alemanha em 1990 com 44 anos. Foto: DFB
A onda de renovação entre os técnicos de futebol está bem próxima de atingir em cheio a Copa do Mundo. Pela primeira vez, desde 1990, o torneio pode ter, no próximo dia 15, um treinador quarentão festejando o título aqui na Rússia, no Estádio Luzhniki.
Franz Beckenbauer é o último que conseguiu essa proeza. O Kaizer tinha 44 anos quando levou a Alemanha ao tricampeonato na Itália, em 1990. Depois disso, a Copa ficou com a turma dos 50 para cima. Carlos Alberto Parreira levou o Brasil ao tetra com 51. Aimé Jacquet tinha 57 na conquista da França, em 1998. Luiz Felipe Scolari ganhou o penta com 54. Marcello Lippi brincou a Itália com o tetra aos 58. Vicente del Bosque festejou 60 com a glória da Espanha em 2010. Joachim Löw atingiu o ápice da carreira com 54 na conquista do tetra no Maracanã.
Entre os semifinalistas da Copa da Rússia, o croata Zlatko Dalic é o único fora da casa dos 40. Não parece, mas ele tem 51. Ainda assim, a chance de o campeão ser um quarentão é de 66%. Didier Deschamps, da França, tem 49. Só completará 50 em 15 de outubro. Se eliminar a Bélgica nesta terça-feira, aqui na Arena São Petersburgo, ele terá a chance de repetir os feitos de Franz Beckenbauer e Mário Jorge Lobo Zagallo, campeões como jogador e técnico.
Sensação da Copa do Mundo depois de eliminar o Brasil nas quartas de fina, Roberto Martínez tem 44 anos. Um jovem treinador cheio de ideias ousadas. Comandante da Inglaterra, Gareth Southgate disputava o torneio como boleiro até pouco tempo. Hoje, aos 47, pode tirar os súditos da rainha da abstinência de 52 anos.
Técnicos jovens estão na moda tanto em campeonatos nacionais como o Brasileirão e o Alemão — um dos que mais investe em promessas da prancheta —quanto em competições de ponta como a Liga dos Campeões da Europa da Europa. Zidane foi tricampeão com 46.
Embora seja uma tendência mundial, a queda na idade dos técnicos campeões não é novidade na Copa do Mundo. Alberto Supicci levou o Uruguai ao título da primeira edição, em 1930, com 31 anos. Zagallo (38, em 1970) e César Menotti (39, em 1978), também levaram o caneco.
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…