Liminar blinda Defelê do da reintegração de posse da área do Clube Vizinhança. Foto: Divulgação/Real Brasília
A três dias da abertura do Candangão 2024, o atual campeão do Distrito Federal, Real Brasilia, teve de recorrer a uma liminar para mandar as cinco partidas da primeira fase no Estádio Ciro Machado do Espírito Santo, o Defelê, na Vila Planalto. Motivo: um processo do GDF de reintegração de posse do Clube Unidade Vizinhança da Vila Planalto com indenização por perdas e danos, com desfazimento de edificações irregulares, ajuizada em 11 de dezembro de 2014.
O Real Brasília arriscava ficar sem o Defelê, palco do segundo jogo da final do ano passado. No entanto, uma decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) assinada pelo juiz Gustavo Fernandes Sales a qual o blog teve acesso “defere do pedido de tutela de urgência e suspende qualquer medida constritiva, especialmente de demolição, no tocante às instalações do Estádio Ciro Machado do Espírito Santo (Defelê), localizado nas imediações do Clube de Vizinhança da Vila Planalto”. O despacho conclui: “Mantenho o direito de usou do respectivo espaço ao embargante”.
O recurso do Real Brasília argumenta que o estádio é administrado pelo clube desde 2018 e apresentou imagens de como era e como está a casa dos times masculino e feminino profissionais e das equipes de base. Lembra, ainda, que o Defelê recebeu treinamento de seleções da Copa América no torneio continental disputado em 2021. O espaço foi locado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Detalha também a utilização da arena em jogos de competições organizadas pela CBF como a Série D do Campeonato Brasileiro, a Copa Verde e a Série A1 do Brasileirão Feminino.
Sob administração do Real Brasília há cinco anos, o Defelê tem custo mensal de R$ 50 mil a R$ 70 mil. A maior parte do investimento privado é canalizado para o gramado. Profissionais da Conmebol capacitaram funcionários do clube a zelar pelo piso.
Amparado judicialmente, o Real Brasília abrirá o Candangão neste sábado, em casa, contra o Ceilândia. O time também jogará em casa contra o Capital, Ceilandense, Santa Maria e Gama. O estádio também tem jogos da Copa Verde, Série D e da Copa do Brasil previstos para o estádio na temporada. A arena também é o endereço das atuais pentacampeãs do DF. As Leoas do Planalto figuram na elite do Brasileirão.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…