Em negociação com o Flamengo segundo antecipou o colega Vinicius Castro em 26 de março no portal UOL, o zagueiro Jemerson tem um pouquinho de entrosamento com um dos possíveis parceiros de defesa do elenco rubro-negro. Há dois anos, o beque do Monaco, da França, estreou na Seleção Brasileira jogando ao lado de Rodrigo Caio.
Era 13 de junho de 2017. Convocado por Tite para dois amistosos na Austrália, o alvo do Flamengo entrou durante a partida no lugar de Thiago Silva. O cronômetro apontava 32 minutos do segundo tempo. Foram 13 minutos e os acréscimos atuando lado a lado no encerramento da vitória por 4 x 0 sobre os Soccceroos. Curiosamente, o goleiro do time era Diego Alves, titular da meta rubro-negra, e o lateral-direito Rafinha, praticamente acertado com o Flamengo (veja o campinho abaixo).
A temporada de Jemerson teve um detalhe curioso. O treinador português Leonardo Jardim improvisou o zagueiro algumas vez no papel de volante. Foi assim, por exemplo, na derrota por 3 x 1 para o Paris Saint-Germain. Jogou posicionado ao lado de Adrien Silva, atrás de uma linha de armadores formada por Gelson Martins, Golovin e Marcos Paulo Lopes.
Jemerson chegou a dar assistência no papel de volante na derrota por 3 x 2 para o Saint-Etienne na penúltima rodada da Ligue 1. O beneficiado foi Gelson Fernandes. Em algumas partidas atuou ao lado de Cesc Fábregas na proteção à zaga. Recebeu cartão vermelho no empate por 2 x 2 com o Montpellier na 24ª rodada do Francês.
Versátil, Jemerson era visto de forma pelo técnico Thierry Henry. Intocável no sistema tático 3-4-3, atuou centralizado como se fosse líbero, mas também aberto pela direita e pela esquerda. A linha de três não deu certo e o treinador perdeu o emprego.
A possibilidade de atuar como volante une o estilo de Jemerson ao de Rodrigo Caio. O jogador revelado pelo São Paulo começou a carreira no meio de campo. O possível reforço rubro-negro mostrou vontade de aprender uma nova função na vida.
Baiano de Jeremoabo, Jemerson pode honrar uma tradição se fechar com o Flamengo. Conterrâneos dele, Aldair e Júnior Baiano brilharam com a camisa do Flamengo.
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF
Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima
Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/