IMG_1667 É o primeiro clássico no Maracanã sob nova direção: os dois clubes assumiram o Maracanã

Fla-Flu é confirmado para o Maracanã no site da CBF; entenda por que não será no Mané Garrincha

Publicado em Esporte

A menos que aconteça nova reviravolta, o clássico entre Fluminense e Flamengo pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro será no Maracanã em 9 de junho, às 19h. Até o início da semana, o local da partida estava “a definir” no site da CBF.  No entanto, o Rio de Janeiro já aparece como palco do confronto. Como publicou o blog no último dia 17, a partida chegou a ser confirmada para o Mané Garrincha por dirigentes dos dois times. A ação seria uma cortesia com o Comitê Organizador da Copa América a fim de preservar o gramado e antecipar a customização da arena para o torneio continental, mas será na Cidade Maravilhosa por outros fatores. O principal deles: a parceria dos dois clubes na administração do estádio.

Flamengo e Fluminense assumiram a gerência do Maracanã, em 12 de abril, por 180 dias. O clássico do próximo dia 9 será o primeiro sob nova direção, ou seja, desde que ambos substituíram a Odebrecht. O governador do Rio, Wilson Witsel, anunciou a mudança em 5 de abril, véspera do Fla-Flu válido pelas semifinais do Campeonato Carioca, mas o contrato só foi assinado pelos presidentes Rodolfo Landim e Pedro Abad sete dias depois. Embora o acordo dê direito a uma cota de partidas fora do Maracanã, houve consenso de que o melhor neste momento é realizar a partida na casa dos dois clubes.

 

 

A realização do Fla-Flu Brasília também estava condicionada ao fechamento nas negociações para a compra do mando de campo de CSA x Flamengo na capital. Havia pendência financeira para a confirmação da partida marcada para 12 de junho, às 21h30, no Mané Garrincha, pela nona rodada. O clube alagoano vendeu o jogo por R$ 1,2 milhão, porém, faltava o pagamento. Um mecenas colocou a mão no bolso no início da tarde da última sexta-feira, fez o depósito e arrematou a festa agendada para o Dia dos Namorados.

O depósito na conta do CSA causou efeito colateral imediato. Nos bastidores, o Flamengo avaliou que seria ruim passar uma semana em Brasília, ou seja, de 8 de junho, véspera do clássico contra o Fluminense, a 13 de junho, dia seguinte ao duelo com o CSA.

Havia outro problema. O Sobradinho solicitou o Mané Garrincha para o confronto de 9 de junho, mesma data do Fla-Flu, contra o Vitória-ES, pela última rodada das Série D do Campeonato Brasileiro. O regulamento da quarta divisão determina que todos os jogos sejam disputados no mesmo horário: 18h. Com a possibilidade do clássico carioca na cidade, o Leão da Serra teria de mudar o local da partida ou, na pior das hipóteses, aceitar disputar a preliminar.

O outro argumento para trazer o Fla-Flu para o Mané Garrincha era a preservação do gramado do Maracanã para a Copa América. O Comitê Organizador autorizou o uso do estádio até 9 de junho, justamente a data do clássico carioca, mas a data é muito próxima da realização do primeiro jogo do evento continental na arena, o duelo entre Paraguai e Qatar, em 16 de junho, às 16h, pela primeira rodada do Grupo B. A transferência da partida para o Mané Garrincha aceleraria a customização do estádio e os cuidados com o tapete do Maracanã.

 

Jogos confirmados para o Mané Garrincha

  • 25/05/2019 – Botafogo x Palmeiras
  • 05/06/2019 – Brasil x Qatar
  • 12/06/2019 – CSA x Flamengo

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/