No post de anteontem aqui no blog, mostrei que a marca de material esportivo New Balance está na moda após a classificação do Liverpool para a final da Liga dos Campeões da Europa contra o Real Madrid, no próximo dia 26, macumba outro investidor norte-americano estará de olho na decisão marcada para o Estádio Olimpico de Kiev, na Ucrânia. O astro da NBA LeBron James, do Cleveland Cavaliers, tem 2% das ações do clube da terra dos Beatles. Em busca do tetra pessoal na liga de basquete, o ala pode ser hexa na Champions League como cartola dos Reds.
King James é acionista do Liverpool desde 2011. Naquele ano, a Fenway Sports Group (FSG) — proprietária do clube inglês e do time de beisebol Boston Red Sox — negociou 2% da entidade com a LRMR Branding & Marketing, firma da estrela da NBA. Os papéis custaram US$ 6,5 milhões na época. Com a classificação da trupe de Jürgen Klopp para a decisão, o investimento vale praticamente 16 vezes mais, ou seja, US$ 32 milhões.
Oitavo clube mais rico do mundo, o Liverpool volta e meia recebe LeBron James em Anfield Road. Há quem diga que o cartola ofereceu aos jogadores dias badalados em Las Vegas em caso de título e até mesmo uma exibição com os funcionários em uma dessas pré-temporada nos Estados Unidos. Tudo para tornar a imagem do produto Liverpool mais midiática.
O craque disputa a semifinais da Conferência Leste da NBA contra p Toronto Raptors, mas acompanha os jogos da Champions League. Nas semifinais, tirou onda com a vitória do Liverpool sobre a Roma no duelo de ida. Nas quartas de final, reverenciou o golaço de bicicleta de Cristiano Ronaldo diante da Juventus, em Turim.
O interesse de jogadores da NBA no futebol não chega a ser uma novidade. Steve Nash, por exemplo, é um dos proprietários da franquia canadense da Major League Soccer (MLS) Vancouver Whitecaps. Também tem dinheiro aplicado no Mallorca, da Espanha. Kobe Bryant não tem vinculo comercial com Milan e Barcelona, mas é fã confesso dos dois clubes.
Donos do Liverpool, John Henry e Tom Werner querem aproveitar a parceria com LeBron James para explorar a imagem do astro como representante da empresa FSG tanto para ações de marketing como para projetos de filantropia.
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF