Salah O sucesso de Salah faz a americana New Balance ter penetração no Egito. Foto: Filippo Monteforte/AFP O sucesso de Salah faz a americana New Balance ter penetração no Egito

Em três anos, Liverpool coloca marca emergente de material esportivo na maior vitrine da moda: a final da Uefa Champions League

Publicado em Esporte

Em fevereiro de 2015, o Liverpool assinava contrato com um ousado fornecedor de material esportivo. Disposta a incomodar a compatriota Nike e a alemã Adidas no mercado do futebol, a norte-americana New Balance topou desembolsar R$ 1,2 bilhão para vestir, por seis anos, o clube pentacampeão da Uefa Champions League. São R$ 214 milhões por temporada. Os Reds eliminaram a Roma. Estão de volta à final do torneio. Sabe qual foi a última vez em que Nike ou Adidas não faturaram a orelhuda? Em 2004/2005, quando o Liverpool usava Reebok dos pés à cabeça.

Famosa nos Estados Unidos, a multinacional com sede em Boston, provavelmente, não sonhava chegar tão rapidamente à decisão do principal torneio de clubes do mundo. Em 26 de maio, a New Balance — que só bancava quatro dos 32 candidatos ao título nesta edição —  decidirá o título, em Kiev, na Ucrânia, com a toda-poderosa Adidas, parceira histórica do rei de copas Real Madrid.

O portfólio da New Balance tinha quatro clubes nesta Liga dos Campeões: Liverpool, Sevilla, Porto e Celtic, o equivalente a 12,5% das equipes. A Adidas iniciou com 41% dos clubes e a Nike com 37,5%. Kappa, Macron e Puma tinham 3% dos times cada. Em tese, superar a Puma é a primeira vitória da emergente norte-americana em seu projeto de expansão.

Para se ter uma ideia da ousadia da New Balance, o Real Madrid recebe da Adidas R$ 138 milhões por ano, ou seja, menos do que o Liverpool. O clube inglês só perde para os acordos do Manchester United com a Adidas (R$ 379,5 mihões por ano) e para o contrato entre o Barcelona e a Nike (R$ 415 milhões por temporada). Insatisfeito com a quantia paga pela Adidas, o Real deve quebrar o recorde em breve. As duas partes negociam

“A concorrência neste mercado é intensa, mas a New Balance tem feito seu nome por não fugir dos desafios”, afirmou Richard Wright, gerente-geral da divisão de futebol da empresa em 2015, quando a marca assinou contrato com o Liverpool.

Com duas seleções na Copa da Rússia (Costa Rica e Panamá), a New Balance conseguiu penetrar em outras importantes ligas nacionais. Na França, é parceira do Lille. No Espanhol, veste o Sevilla e o Athletic Bilbao. Em Portugal, fisgou o Porto. Na Escócia, o Celtic. Na Libertadores, o representante é o Junior Barranquilla.

 

Grifes campeãs da UCL no século
2017: Adidas (Real Madrid)
2016: Adidas (Real Madrid)
2015: Nike (Barcelona)
2014: Adidas (Real Madrid)
2013: Adidas (Bayern Munique)
2012: Adidas (Chelsea)
2011: Nike (Barcelona)
2010: Nike (Internazionale)
2009: Nike (Barcelona)
2008: Nike (Manchester United)
2007: Adidas (Milan)
2006: Nike (Barcelona)
2005: Reebok (Liverpool)
2004: Nike (Porto)
2003: Adidas (Milan)
2002: Adidas (Real Madrid)
2001: Adidas (Bayern Munique)

 

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