A distração de Sampaoli com o que Hulk fez nos pênaltis na Copa de 2014

Compartilhe

Jorge Sampaoli é um bom técnico, mas perdeu a final da Copa Sul-Americana para o Lanús por causa da distração ou falta de atenção aos detalhes na relação humana com os liderados. Hulk por exemplo.

Na Copa de 2014, o argentino comandava o Chile e enfrentou o Brasil nas oitavas de final, no Mineirão. Houve empate por 1 x 1 no tempo regulamentar, na prorrogação, e a vaga às quartas foi decidida nas cobranças de pênalti. Hulk errou a penúltima cobrança da Seleção. O goleiro Julio Cesar e Neymar seguraram a onda e classificaram os donos da casa.

Ao colocar Hulk para abrir a série do Atlético, Sampaoli ignorou questões psicológicas de Hulk. Super-heróis têm vulnerabilidades. A do ídolo alvinegro é a insegurança no momento de pênaltis decisivos. Em 2021, o atacante falhou no Allianz Parque na partida de ida das semifinais da LIbertadores. O gol na casa alviverde fez falta na partida de volta e o Galo deu adeus ao torneio devido ao gol de Dudu no Mineirão. Naquela mesma edição, ele havia vacilado contra o Boca Juniors, mas a equipe avançou. A falha contra o Corinthians nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2023 contribuiu para a eliminação.

Hulk jogou a partida inteira. Obviamente tinha de bater. A questão foi ter despejado nele a responsabilidade da primeira cobrança diante de um passado inseguro em qualquer ordem estabelecida pelo treinador. O erro do melhor jogador do time afetou o emocional do Galo. Biel e Vitor Hugo. Faltou aos três a frieza do goleiro Everson: pegou e converteu.

O vilão não pode nem ser só Hulk. A temporada do Atlético é confusa. Ganhou o Mineiro, mas o então técnico Cuca alertou no gramado do Mineirão durante a festa da conquista contra o América para a necessidade de reforços no Brasileirão. Eles chegaram, mas não de uma forma planejada. Foram 16 contratações no ano inteiro. Algumas delas aleatórias. Um exemplo: Reinier servia para Cuca, mas não interessa a Jorge Sampaoli.

O Atlético tem orçamento muito maior do que o Lanús, mas o trabalho perene da equipe argentina merece muito respeito. Ganhou a Sul-Americana em 2013. Quatro anos depois, decidia a Libertadores contra o Grêmio. Em 2025, fatura o bicampeonato da Sul-Americana.

Vice da Sul-Americana, o Atlético encerra o ano somente com o título estadual. Caiu nas quartas de final da Copa do Brasil diante do Cruzeiro. Ficou muito para trás no Brasileirão e precisa de um sprint nem que seja para voltar à Sul-Americana em 2026. Mostrou interesse desde o início na conquista inédita, mas o sonho está adiado em uma temporada marcada por muitas decisões de pênalti. Algumas, como a deste sábado, desnecessárias. Um pouco mais de elo nas finalizações e o Galo teria resolvido a final única com bola rolando.

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

The Botafogo Way: Martín Anselmi pode entregar o que deseja John Textor?

A contratação do técnico Martín Anselmi pelo Botafogo é mais uma tentativa do dono da…

2 dias atrás
  • Esporte

Flamengo e Corinthians ganham principais títulos no mesmo ano pela 3ª vez

  Um é pouco, dois é bom, três é demais? Protagonistas da Supercopa Rei do…

3 dias atrás
  • Esporte

Tetra do Corinthians resgata dois artigos de luxo: lançamento e o drible

  A final da Copa do Brasil resgatou neste domingo no Maracanã alguns recursos esquecidos…

4 dias atrás
  • Esporte

De Jéferson a Robert Renan: Vasco pode ter brasiliense campeão de novo

  A campanha do Vasco pelo bi da Copa do Brasil em 2025 tem uma…

4 dias atrás
  • Esporte

Vasco x Corinthians: a influência europeia na final da Copa do Brasil

  A final da Copa do Brasil neste domingo entre Vasco e Corinthians, às 18h,…

5 dias atrás
  • Esporte

A 40 dias do início, clubes aceleram planejamento para o Brasileirão

  A 40 dias do início do Brasileirão 2026, em 28 de janeiro, os clubes…

6 dias atrás