A Suécia tem um trunfo contra a Itália na repescagem para a Copa da Rússia. Não, não é o retorno de Zlatan Ibrahimovic. Trata-se do trabalho de renovação. Seis convocados para o mata-mata nasceram entre 1992 e 1994, ano em que a seleção nórdica deu um trabalho danado ao Brasil na campanha do tetra, foi eliminada nas semifinais e terminou o Mundial dos Estados Unidos em terceiro lugar. Por sinal, aquela foi a melhor colocação do país desde o vice-campeonato em casa no Mundial de 1958.
Há dois anos, a Suécia conquistou a Eurocopa Sub-21 disputada na República Checa. Seis campeões fazem parte da lista dos 23 para o duelo com a Itália. Na fase de grupos daquele torneio, eles desbancaram justamente a Itália com uma vitória por 2 x 1. A missão, a partir de hoje, é bem mais árdua: classificar o país para a Copa. A última participação rolou na Alemanha, em 2006.
Victor Lindelöf, Ludwig Augustinsson, Filip Helander, John Guidetti e Isaac Kiese Thelin participaram da conquista sueca na Euro Sub-21. Emmil Krafth também fazia parte da lista. No entanto, uma contusão o impediu de participar do torneio e ele acabou cortado.
A juventude é aplicada na zaga. Emil Krafth é um dos titulares do sistema defensivo. O lateral-direito tem 23. Joga no Bologna, da Itália. Ao lado dele, o beque Victor Lindelöf, 23, uma das peças do Manchester United, de José Mourinho. Na lateral esquerda, mais um campeão da Euro Sub-21 em 2015: Ludwig Augustinsson, 23, do Werder Bremen, da Alemanha.
No banco de reservas, a Suécia tem mais três frutos do título continental. Companheiro de Krafth no Bologna, Filip Helander é um deles. Para o ataque, as opções são John Guidetti, do Celta de Vigo, da Espanha, e Isaac Kiese Thelin, do Waasland-Beveren, da Bélgica. Os dois homens de frente têm 25 anos. Guidetti inclusive foi um dos artilheiros da Suécia na campanha da conquista da Euro Sub-21. O jogador conquistou a Chuteira de Bronze. Contra a Itália, a Suécia mandará a campo um ataque mais experiente: Toivonen e Berg, ambos de 31 anos.
Giampiero Ventura aposta em três nomes que participaram do fracasso na fase de grupos da Euro Sub-21 de 2015. A Squadra Azzurra terá a disposição hoje, em Estocolmo, Daniele Rugani, Federico Bernadeschi e Andrea Belotti. O atacante do Torino é único titular de Giampiero Ventura contra a Suécia.