Aliou Cisse Aliou Cissé: de capitão de Senegal na Copa de 2002 a técnico em 2018. Foto: Khaled Desouki/AFP

De volta à Copa, Senegal tem o técnico mais jovem entre os já classificados para a Rússia-2018

Publicado em Esporte

Aliou Cissé acaba de fazer história. Capitão de Senegal na histórica campanha na Copa de 2002, classifica os Leões de Teranga para o Mundial de 2002 como técnico. Mas não é só. No momento, ele é o treinador mais jovem entre os 24 garantidos na Rússia. Nasceu em 24 de março de 1976. Portanto, tem 41 anos. Ele só perderá o posto de caçula se o norte-americano Anthony Patrick Hudson, 36, classificar a Nova Zelândia na repescagem internacional diante do Peru.

A idade de Aliou Cissé é insuficiente para quebrar o recorde. O treinador mais jovem a trabalhar em uma Copa do Mundo foi Juan Jose Tramutola, que tinha 27 anos e 267 dias quando estreou na Copa de 1930, no Uruguai, à frente da Argentina. Gyorgu Orth, da Hungria, vem logo atrás com 29 anos e 77 dias na estreia no mesmo Mundial.

Aliou Cissé é uma espécie de Dunga do Senegal. Iniciou a carreira direto na seleção, mas em uma função com menos status. Começou a carreira como assistente da seleção sub-23 há cinco anos. Ocupou o cargo até 2015. Ajudou o time a chegar às quartas de final nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 no papel de auxiliar. Avançou ao mata-mata em segundo lugar numa chave que tinha a anfitriã Grã-Bretanha, o Uruguai e os Emirados Árabes Unidos. Na época, colaborava com o técnico Joseph Koto.

Senegal volta a disputar a Copa do Mundo após um sucesso bem recente. O país chegou às semifinais do Mundial Sub-20 de 2015. Caiu diante do Brasil, de Rogério Micale. Na decisão do terceiro lugar, perdeu para Mali, por 3 x 1. Dois jogadores daquele elenco estavam em Polokwane nesta sexta-feira na vitória por 2 x 0 sobre a África do Sul. Adama Mbengue e Moussa Wagué foram convocados para as últimas rodadas das Eliminatórias da África.

Sensação da Copa de 2002, inclusive com um golaço estilo tiki-taka contra a Dinamarca (veja o vídeo ao fim do post), Senegal avançou em segundo lugar no Grupo A. A chave tinha dois campeões mundiais. A Dinamarca terminou em primeiro. França e Uruguai deram adeus ao torneio. Nas oitavas de final, Senegal desbancou a Suécia por 2 x 1 na prorrogação. Nas quartas, perdeu para a Turquia. Mesmo assim, igualou a melhor campanha da história da África na Copa do Mundo. Camarões (1990) e Gana (2010) também chegaram às quartas e foram eliminados, respectivamente, por Inglaterra e Uruguai.

 

AS SELEÇÕES CLASSIFICADAS E A IDADE DOS TÉCNICOS

Senegal – Aliou Cissé (41)
Sérvia – Mladen Krstajic (43)
Bélgica – Roberto Martínez (44)
Inglaterra – Gareth Southgate (47)
Coreia do Sul – Shin Tae-Yong (48)
França – Didier Deschamps (49)
Islândia – Heimir Hallgrímsson (50)
Espanha – Julen Lopetegui (51)
Costa Rica – Óscar Ramírez (52)
Rússia – Stanislav Cherchesov (54)
Brasil – Tite (56)
México – Juan Carlos Osorio (56)
Argentina – Jorge Sampaoli (57)
Alemanha – Joachim Löw (57)
Arábia Saudita – Edgardo Bauza (59)
Polônia – Adam Nawalka (60)
Egito – Héctor Cúper (61)
Panamá – Hernán Darío Gómez (61)
Portugal – Fernando Santos (63)
Irã – Carlos Queiroz (64)
Nigéria – Gernot Rohr (64)
Japão – Vahid Halilhodzic (65)
Colômbia – José Pekerman (68)
Uruguai – Óscar Washington Tabárez (70)