Portugal já ameaça hegemonia do Brasil no prêmio de melhor do mundo da Fifa

Compartilhe

Recordista de prêmios de melhor do mundo na eleição da Fifa com oito conquistas, o Brasil começa a ter sua hegemonia ameaçada pelos patrícios. Com o pentacampeonato pessoal de Cristiano Ronaldo nesta terça-feira, Portugal tem agora seis títulos — o outro é de Luís Figo, em 2001. Em jejum há 10 anos, o Brasil estacionou nos três de Ronaldo, dois de Ronaldinho Gaúcho, um de Kaká, um de Romário e um de Rivaldo. Maior esperança verde-amarela para a quebra do tabu, Neymar acumula dois terceiros lugares em 2015 e em 2017.

Aos 32 anos, Cristiano Ronaldo descarta o fim da hegemonia em 2018. O gajo se reveza com Lionel Messi desde 2008 como número 1 do mundo. Ambicioso, o craque brincou com os jornalistas em Londres: “O ciclo terminou? Está só começando. Quero a sexta, a sétima”, respondeu no contato com a imprensa.

Cristiano Ronaldo jura que não compete com Messi, mas, somando as conquistas pessoais no prêmio da Fifa e na Bola de Ouro — oferecida pela revista France Football —, o português já supera o argentino. Cristiano Ronaldo coleciona sete prêmios individuais contra seis do concorrente Messi.

Na Bola de Ouro, Cristiano Ronaldo tem dois prêmios (2008 e 2016) e Messi apenas um (2009). No World Player Of The Year, como se chamava a distinção da Fifa de 1991 a 2009, CR7 faturou um (2008) e Messi também (2009). De 2010 a 2015, Fifa e a Bola de Ouro fizeram uma parceria e unificaram a premiação. Messi ganhou quatro prêmios e Cristiano Ronaldo dois. No Fifa The Best, Cristiano Ronaldo é o único vencedor com dois troféus. Placar parcial: Cristiano Ronaldo 7 x 6 Messi.

Favorito a conquistar a Bola de Ouro, Cristiano Ronaldo deve aumentar a vantagem em relação a Messi para 8 x 6. O vencedor do prêmio oferecido pela France Football será conhecido em dezembro. Ambos estão entre os 30 indicados. Campeão da Champions League, do Campeonato Espanhol e das Supercopas da Uefa e da Espanha na temporada de 2016/2017, o português dificilmente deixará de unificar os títulos da Fifa e da Bola de Ouro.

RANKING

Países que mais ganharam prêmios de melhor do mundo da Fifa
Fifa Player Of The Year + Bola de Ouro Fifa + Fifa The Best

8 Brasil
Ronaldo (3), Ronaldinho Gaucho (2), Kaká (1), Rivaldo (1), Romário (1)

6 Portugal
Cristiano Ronaldo (5), Luís Figo (1)

5 Argentina
Lionel Messi (5)

3 França
Zinedine Zidane (3)

2 Itália
Roberto Baggio (1), Fabio Cannavaro (1)

1 Alemanha
Lothar Matthäus (1)

1 Holanda
Marco van Basten (1)

1 Libéria
George Weah (1)

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Leonardo Jardim teve posse de bola na casa de 60% em dois trabalhos

O Flamengo de Filipe Luís teve a maior posse de bola do Campeonato Brasileiro em…

4 dias atrás
  • Esporte

É Andrés Gómez mais 10: como será o Vasco no estilo Renato Gaúcho

Renato Gaúcho foi ponta. Dos bons! Ele não renuncia a jogador com essa característica: velocista,…

5 dias atrás
  • Esporte

Dribles curtos: ofensa ao juiz Maguielson Lima entra na pauta do TJD-DF

Denúncia A ofensa ao árbitro Maguielson Lima Barbosa na vitória do Samambaia por 3 x…

5 dias atrás
  • Esporte

Bap nunca quis Filipe Luís: teve de engoli-lo no fim da era Landim

  “Vaidade, definitivamente o meu pecado favorito”. A frase é do personagem John Milton, interpretado…

6 dias atrás
  • Esporte

Finalista do Paulistão, Palmeiras consolida Arena Barueri como alçapão

A presença do Palmeiras na final do Campeonato Paulista não é novidade. Oitava vez em…

7 dias atrás
  • Esporte

EUA e Irã podem se enfrentar no Texas pela 2ª fase da Copa 2026

Inimigos na guerra iniciada na madrugada de sábado no Oriente Médio, EUA e Irã podem…

1 semana atrás