Em 28 edições da Copa do Brasil, apenas quatro campeões conseguiram ganhar o título da Libertadores no ano seguinte à conquista do segundo torneio mais importante do país. Um deles foi justamente o Cruzeiro, anfitrião da decisão desta quarta-feira contra o Flamengo, às 21h45, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Atual campeão da Copa do Brasil, o Grêmio pode conseguir o feito pela segunda vez. Em 1994, o tricolor gaúcho derrotou o Ceará por 1 x 0 no placar agregado da final da Copa do Brasil. O título garantiu vaga na Libertadores de 1995 e o clube soube aproveitá-la. Chegou à decisão continental e superou o Atlético Nacional na finalíssima. Vencedor do mata-mata nacional no ano passado ao superar o Atlético-MG na final, o Grêmio está nas semifinais da Libertadores deste ano. O time de Renato Gaúcho enfrentará o Barcelona de Guaiaquil.
O segundo dos quatro títulos do Cruzeiro na Copa do Brasil aconteceu em 1996. No placar agregado, 3 x 2 em cima do Palmeiras. O título serviu de trampolim para a conquista da Libertadores no ano seguinte. Sob o comando de Paulo Autuori, o time celeste decidiu o título contra o Sporting Cristal, do Peru, e reinou na América pela segunda vez.
Em 1998, foi a vez de o Palmeiras usar a Copa do Brasil como atalho para a glória continental. Superou o Cruzeiro por 2 x 1 na decisão nacional e carimbou o passaporte para a Libertadores. A trupe de Luiz Felipe Scolari aproveitou a oportunidade e conquistou a América na decisão por pênaltis contra o Deportivo Cali, da Colômbia.
A última vez que um campeão do torneio ganhou a Libertadores faz sete ano. O Santos, de Neymar, Paulo Henrique Ganso e Robinho, deu a volta olímpica dentro do Barradão, em Salvador, em cima do Vitória. No ano seguinte, conquistou a Libertadores pela terceira vez ao derrotar na final o Peñarol, do Uruguai.
O Flamengo conseguiu vaga para a Libertadores três vezes via Copa do Brasil e desperdiçou todas elas. Campeão do torneio nacional em 1990 após superar o Goiás, caiu nas quartas de final da competição continental em 1991 diante do Boca Juniors. Bi em 2006 na final diante do Vasco, o time rubro-negro deu vexame nas oitavas da Libertadores contra o Defensor, do Uruguai. Classificado para o torneio continental de 2014 como campeã de 2013, a equipe carioca conseguiu a proeza de ser eliminada na fase de grupos.
É RARO, MAS ACONTECE!
Clubes que aproveitaram o título da Copa do Brasil para conquistar a Libertadores
» Grêmio*
Copa do Brasil: 1994
Libertadores: 1995
» Cruzeiro
Copa do Brasil: 1996
Libertadores: 1997
» Palmeiras
Copa do Brasil: 1998
Libertadores: 1999
» Santos
Copa do Brasil: 2010
Libertadores: 2011
*Semifinalista da Libertadores em 2017, o Grêmio pode conseguir o feito pela segunda vez.
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…