Eliminatórias podem deixar todos os atuais campeões continentais fora da Copa-2018

Compartilhe

A Copa de 2018 corre o risco de ser disputada sem nenhum dos atuais campeões continentais. Os detentores dos títulos da Copa América, da Eurocopa, da Copa da Ásia, da Copa Africana de Nações, da Copa da Oceania e da Copa Ouro da Concacaf estão fora da zona de classificação para o Mundial. Alguns, como é o caso de Camarões, já deram adeus ao sonho de ir à Rússia.

Atual bicampeão da Copa América e vice da Copa das Confederações, o Chile vive um drama. Despencou para o sexto lugar nesta rodada dupla das Eliminatórias Sul-Americanas. Hoje, não teria direito sequer a enfrentar a Nova Zelândia na repescagem mundial. Em outubro, o Chile é obrigado a derrotar o Equador, em Santiago, e o Brasil, em São Paulo, e secar a turma da frente, especificamente a Argentina, o Peru, a Colômbia e o Uruguai. Hoje, a ausência do Chile seria uma das maiores decepções da fase de classificação.

Portugal é o atual campeão da Eurocopa. Derrotou a França na decisão de 2016. Nas Eliminatórias, a esquadra de Cristiano Ronaldo ocupa o segundo lugar com 21 pontos, três atrás da Suíça. Nas últimas duas rodadas, os lusitanos terão pela frente Andorra, fora de casa, e o confronto direto com a Suíça, que antes medirá forças contra a Hungria.

Da Europa para a Concacaf. A rodada levou os Estados Unidos para o quarto lugar, ou seja, hoje, os norte-americanos teriam de disputar a repescagem contra Síria ou Austrália, terceiros colocados das Eliminatórias da Ásia. Vale lembrar que os EUA acabam de conquistar a Copa Ouro, em casa, diante da Jamaica. Os últimos dois jogos serão contra o Panamá, em casa, e Trinidade e Tobago, fora. A última vez que o país ficou fora da Copa foi em 1986.

Campeão da Copa Africana de Nações deste ano ao derrotar a Nigéria por 2 x 1, Camarões não tem mais chance de se classificar para a Copa da Rússia. Os Leões Indomáveis estacionaram nos 10 pontos e a briga pela única vaga da chave ficou restrita a Nigéria e Zâmbia. Camarões conquistou seu último título em cima justamente da Nigéria.

Embora esteja localizada na Oceania, a Austrália é a atual campeã da Copa da Ásia. Ganhou o título no ano passado em cima do Japão. Entretanto, os Socceroos são obrigados a passar por duas repescagens para ir à Copa. A primeira diante da Síria. A segunda contra Panamá, Estados Unidos ou Honduras em um playoff mundial.

A situação mais delicada é a da Nova Zelândia. Atual campeã da Copa da Oceania, a seleção despachou as Ilhas Salomão nas Eliminatórias, mas vai enfrentar o quinto colocado das Eliminatórias da América do Sul na repescagem. A tendência é que o adversário seja muito forte. Hoje, o quinto lugar é da Argentina, mas Colômbia, Peru, Chile, Equador e Paraguai também sonham com a possibilidade da repescagem mundial.

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Cobertor curto do São Paulo explica empate com o Barcelona no MorumBIS

O São Paulo vai bem sob o comando de Luis Zubeldía, porém sentiu o peso…

1 dia atrás
  • Esporte

O pragmatismo do Botafogo na classificação para as oitavas da Libertadores

Artur Jorge disputa a Libertadores pela primeira vez, mas o técnico português do Botafogo parece…

1 dia atrás
  • Esporte

Copa do Mundo Feminina 2027 será no Brasil; Brasília receberá 8 jogos

O Brasil está eleito e será sede da 10ª edição da Copa do Mundo Feminina…

2 dias atrás
  • Esporte

Do pé direito de Marcelo à cabeçada de Ganso: talento classifica o Flu

O Fluminense campeão inédito da Libertadores tinha repertório variado. O tricolor em defesa do título…

2 dias atrás
  • Esporte

O pacto do Palmeiras com o primeiro lugar na fase de grupos da Libertadores

Se o Real Madrid tem pacto com a Champions League, o Palmeiras mantém acordo com…

2 dias atrás
  • Esporte

Do Gama ao Vasco: semelhanças e diferenças nas rupturas com a SAF

Qualquer semelhança é mera coincidência. O Gama tem duas curiosidades na relação com a Sociedade…

3 dias atrás