Bernard é um dos nove jogadores esquecidos por Dunga e Tite depois da Copa de 2014. Foto: Mowa Press
Três anos depois do maior vexame da centenária história da Seleção, o Brasil jogou apenas 4 de 37 partidas sem nenhum dos titulares da humilhação por 7 x 1 diante da Alemanha, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela semifinal da Copa do Mundo de 2014. Três na segunda passagem de Dunga pelo cargo e apenas uma sob o comando de Tite.
Naquele 8 de julho de 2014, Luiz Felipe Scolari mandou a campo a seguinte formação: Julio César; Maicon, Dante, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo e Fernandinho; Bernard, Oscar e Hulk; Fred. A primeira vez que o Brasil começou uma partida sem nenhuma das 11 apostas de Felipão na semifinal contra a Alemanha foi em 4 de junho de 2016, praticamente dois anos após o Mineiraço. O capitão do tetra mandou a campo contra o Equador, pela Copa América Centenário, Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Gil e Filipe Luis; Casemiro e Elias; Renato Augusto, Willian e Philippe Coutinho; Jonas. O Brasil empatou por 0 x 0. Na verdade, o Equador deveria ter vencido. O árbitro não deu gol legal após uma falha grotesca do goleiro Alisson.
Na partida seguinte da Copa América Centenário, o Brasil goleou o Haiti por 7 x 1 sem nenhum jogador do vexame diante da Alemanha. Dunga escalou o time com Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Gil e Filipe Luis; Casemiro e Elias; Willian, Renato Augusto e Philippe Coutinho; Jonas. Dunga conseguiu algo raro: repetir a formação da partida anterior contra o Equador.
O time do 7 x 1
Julio César; Maicon, Dante, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo e Fernandinho; Bernard, Oscar e Hulk; Fred
Sem nenhum jogador do 7 x 1, Dunga conseguiu protagonizar um outro “7 x 1”: a eliminação precoce na fase de grupos da Copa América Centenário diante do Peru. Um gol de Ruidiaz decretou o adeus do Brasil ao torneio e de Dunga à Seleção Brasileira. Naquele 12 de junho, o time começou assim: Alisson; Daniel Alves, Miranda, Gil e Filipe Luis; Elias e Renato Augusto; Willian, Lucas Lima e Philippe Coutinho; Gabriel Barbosa.
Na era Tite, o Brasil só jogou uma vez sem nenhum titular do 7 x 1 diante da Alemanha. Foi no amistoso beneficente contra a Colômbia, em 25 de janeiro deste ano, pelas vítimas do acidente aéreo da Chapecoense. O time começou a partida assim: Weverton; Fagner, Pedro Geromel, Rodrigo Caio e Fábio Santos; Walace e Willian Arão; Dudu, Lucas Lima e Robinho; Diego Souza. Todas as outras 10 escalações iniciais em partidas sob o comando de Tite contaram com pelo menos um titular do 7 x 1 diante da Alemanha.
Dos 23 jogadores convocados para a Copa de 2014, apenas nove foram chamados por Tite: Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo, Fernandinho, Paulinho, Oscar, Willian e Neymar. Nove nomes não voltaram a ser convocados nem por Dunga nem por Tite depois da Copa de 2014: Julio César, Victor, Fred, Dante, Maxwell, Henrique, Hernanes, Bernard e Jô.
Quando o Brasil começou o jogo sem os titulares do 7 x 1
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…