É tempo de Copa das Confederações na Rússia, mas está rolando um outro torneio pra lá de bacana na Polônia desde sexta-feira: a Eurocopa Sub-21. O torneio tem fama de só revelar feras. Ao longo da história, algumas promessas tornaram-se realidade e foram artilheiros da Copa do Mundo. É o caso do croata Suker. Outros ergueram a Copa do Mundo como capitão. Estou falando de Fabio Cannavaro. Sem contar uns jovens tão bons de bola, que depois conquistaram o prêmio de melhor jogador do mundo. São os casos do próprio Cannavaro e de um outro monstro, o excelente Luis Figo.
Para celebrar a realização do torneio, que tem como candidatos ao título Eslováquia, Suécia, Inglaterra e Polônia no Grupo A; Espanha, Portugal, Sérvia e Macedônia no B; e Alemanha, Itália, Dinamarca e República Checa no C, recordo a seguir 10 jogadores que conquistaram o prêmio de melhor jogador da competição e depois brilharam, ou ainda brilham, como profissionais. Sabia que o Juan Mata ganhou a Copa antes da Euro Sub-21?
DO FUNDO DO BAÚ
10 jogadores que foram eleitos craque da Eurocopa Sub-21
1982 – Rudi Völler
Era o astro do time da Alemanha Ocidental na derrota por 5 x 4 para a Inglaterra no placar agregado. Oito anos depois, conquistou a Copa do Mundo de 1990, na Itália, como titular.
1988 – Laurent Blanc
Era o xerife do time na campanha que terminou com vitória por 3 x 0 sobre a Grécia na final. Dez anos depois, conquistou em casa a Copa do Mundo de 1998. Hoje, é treinador.
1990 – Davor Suker
A Iugoslávia perdeu a final para a União Soviética por 7 x 3 no placar agregado, mas Suker foi o artilheiro com quatro gols. Oito anos depois, seria o artilheiro da Copa de 1998.
1994 – Luis Figo
Levou Portugal à final do torneio contra a Itália, mas perdeu o título por 1 x 0. O vice não impediu Figo de ser o melhor do torneio. Mais tarde, se tornaria o melhor do mundo.
1996 – Fabio Cannavaro
Sob o comando de Cesare Maldini, levou a Itália ao título da Euro Sub-21 nos pênaltis diante da Espanha. Dez anos depois, era o capitão da Squadra Azzurra no tetra da Copa do Mundo.
2000 – Andrea Pirlo
Artilheiro da Euro Sub-21 com três gols, ajudou a ganhar o título por 2 x 1 sobre a República Checa. Ganhou o prêmio de melhor jogador. Seis anos mais tarde, era campeão da Copa.
2002 – Petr Cech
Decisivo no título da República Checa, nos pênaltis, diante da França, foi eleito o melhor goleiro da Eurocopa Sub-21. Foi o primeiro passo para virar um dos melhores do mundo.
2004 – Alberto Gilardino
Artilheiro da Euro Sub-21 ao lado do sueco Elmander, ganhou o prêmio de número 1 do torneio. Dois anos depois, estava no elenco da Itália que foi tetra na Copa de 2006.
2011 – Juan Mata
Precoce, foi campeão da Copa do Mundo, em 2010, antes de levar a Espanha ao título da Eurocopa Sub-21. Brilhou na conquista do título sobre a Suíça, por 2 x 0.
2013 – Thiago Alcântara
Vice-artilheiro na conquista do título de 2013 diante da Itália, por 4 x 2, superou o filho de Mazinho superou o artilheiro Morata e foi eleito o melhor jogador da competição.
Os times comandados pelo técnico Fernando Diniz costumam apresentar dois defeitos: sofrem muitos gols construídos…
Há cinco anos, Gabriel Veron e Kaio Jorge brindavam o Brasil com uma virada épica…
Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…
Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…