Craque da Euro Sub-21 de 2000, Pirolo ganhou a Copa seis anos depois. Foto: Reprodução/FIGC
É tempo de Copa das Confederações na Rússia, mas está rolando um outro torneio pra lá de bacana na Polônia desde sexta-feira: a Eurocopa Sub-21. O torneio tem fama de só revelar feras. Ao longo da história, algumas promessas tornaram-se realidade e foram artilheiros da Copa do Mundo. É o caso do croata Suker. Outros ergueram a Copa do Mundo como capitão. Estou falando de Fabio Cannavaro. Sem contar uns jovens tão bons de bola, que depois conquistaram o prêmio de melhor jogador do mundo. São os casos do próprio Cannavaro e de um outro monstro, o excelente Luis Figo.
Para celebrar a realização do torneio, que tem como candidatos ao título Eslováquia, Suécia, Inglaterra e Polônia no Grupo A; Espanha, Portugal, Sérvia e Macedônia no B; e Alemanha, Itália, Dinamarca e República Checa no C, recordo a seguir 10 jogadores que conquistaram o prêmio de melhor jogador da competição e depois brilharam, ou ainda brilham, como profissionais. Sabia que o Juan Mata ganhou a Copa antes da Euro Sub-21?
DO FUNDO DO BAÚ
10 jogadores que foram eleitos craque da Eurocopa Sub-21
1982 – Rudi Völler
Era o astro do time da Alemanha Ocidental na derrota por 5 x 4 para a Inglaterra no placar agregado. Oito anos depois, conquistou a Copa do Mundo de 1990, na Itália, como titular.
1988 – Laurent Blanc
Era o xerife do time na campanha que terminou com vitória por 3 x 0 sobre a Grécia na final. Dez anos depois, conquistou em casa a Copa do Mundo de 1998. Hoje, é treinador.
1990 – Davor Suker
A Iugoslávia perdeu a final para a União Soviética por 7 x 3 no placar agregado, mas Suker foi o artilheiro com quatro gols. Oito anos depois, seria o artilheiro da Copa de 1998.
1994 – Luis Figo
Levou Portugal à final do torneio contra a Itália, mas perdeu o título por 1 x 0. O vice não impediu Figo de ser o melhor do torneio. Mais tarde, se tornaria o melhor do mundo.
1996 – Fabio Cannavaro
Sob o comando de Cesare Maldini, levou a Itália ao título da Euro Sub-21 nos pênaltis diante da Espanha. Dez anos depois, era o capitão da Squadra Azzurra no tetra da Copa do Mundo.
2000 – Andrea Pirlo
Artilheiro da Euro Sub-21 com três gols, ajudou a ganhar o título por 2 x 1 sobre a República Checa. Ganhou o prêmio de melhor jogador. Seis anos mais tarde, era campeão da Copa.
2002 – Petr Cech
Decisivo no título da República Checa, nos pênaltis, diante da França, foi eleito o melhor goleiro da Eurocopa Sub-21. Foi o primeiro passo para virar um dos melhores do mundo.
2004 – Alberto Gilardino
Artilheiro da Euro Sub-21 ao lado do sueco Elmander, ganhou o prêmio de número 1 do torneio. Dois anos depois, estava no elenco da Itália que foi tetra na Copa de 2006.
2011 – Juan Mata
Precoce, foi campeão da Copa do Mundo, em 2010, antes de levar a Espanha ao título da Eurocopa Sub-21. Brilhou na conquista do título sobre a Suíça, por 2 x 0.
2013 – Thiago Alcântara
Vice-artilheiro na conquista do título de 2013 diante da Itália, por 4 x 2, superou o filho de Mazinho superou o artilheiro Morata e foi eleito o melhor jogador da competição.
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…