Técnico do Inter no título da Copinha de 1998, Guto Ferreira tinha o brasiliense Lúcio como capitão

Compartilhe
Lúcio ergue o troféu da Copa SP de Futebol Júnior de 1998

Anunciado nesta terça-feira como novo técnico do Internacional, Guto Ferreira é um dos responsáveis pela guinada na carreira de um outro Ferreira. Em 1998, Guto Ferreira era o técnico do time júnior do colorado e tinha o brasiliense Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, como zagueiro e capitão da equipe que conquistou o tetracampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O menino de Planaltina havia deixado o Distrito Federal depois de uma derrota por 7 x 0 do Guará para o próprio Inter, pela Copa do Brasil.

“Nós fomos campeões nos pênaltis em cima da Ponte Preta. O técnico era esse que está no Bahia agora, o Guto Ferreira. Sou muito grato a ele pela oportunidade. Foi onde tudo começou. Aquele foi o último dos quatro títulos do Inter na Copinha”, contou Lúcio ao blog, em 16 de fevereiro, ao recordar os 20 anos da transferência para o Internacional. “Foi um tempo muito bom. Ele é um excelente treinador, uma excelente pessoa, com um grande caráter”, elogiou. Curiosamente, foi Guto Ferreira que batizou Lúcio de Lúcio. Quanto chegou a Porto Alegre, o zagueiro era Lucimar.

Taticamente falando? o time de Guto Ferreira na conquista da Copinha

A final da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 1998 foi disputada no Morumbi. Além de Lúcio, o time comandado por Guto Ferreira tinha promessas como Diogo Rincón e Fábio Pinto. Na decisão, Inter e Ponte Preta empataram por 1 x 1. Nos pênaltis, vitória colorada por 4 x 3.

Lúcio havia chegado ao Inter em março depois de chamar a atenção do técnico Celso Roth na derrota do Guará para o Inter por 7 x 0, no velho Mané Garrincha. Contratado, passou a reforçar a defesa do time júnior do Inter, comandado por Guto Ferreira, com o nome de Lucimar. Ali começava a vitoriosa trajetória de Lúcio no futebol.

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Abel repete escalação e potencializa o encaixe de Arias no Palmeiras

  A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…

17 horas atrás
  • Esporte

Machismo no Paulistão: a fala inaceitável de Gustavo Marques

Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…

1 dia atrás
  • Esporte

Bi brasileiro, sul-americano e vice mundial: por que Lucas Piccinato caiu?

  A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…

2 dias atrás
  • Esporte

Como a ingenuidade de Filipe Luís virou arma contra o Flamengo

As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…

3 dias atrás
  • Esporte

Gama sofreu apenas um gol em mata-mata com o técnico Luiz Carlos Souza

Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…

4 dias atrás
  • Esporte

Botafogo sofre com a falta de variação tática sob o comando de Anselmi

O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…

4 dias atrás