Técnicos italianos podem ser campeões em três das cinco principais ligas da Europa

Compartilhe

A Itália não conquista a Liga dos Campeões da Europa desde 2010, faturou a Liga Europa pela última vez em 1999, não sai da fila da Eurocopa há 49 anos, mas está em alta nesta temporada em três das cinco principais ligas nacionais do Velho Mundo no que diz respeito aos seus treinadores. Carlo Ancelotti colocou a mão na taça do Campeonato Alemão pelo Bayern de Munique. Antonio Conte pode até encomendar as faixas do Chelsea na Premier League. Na própria Itália, Massimiliano Allegri mantém a fábrica de professores em alta, apesar de títulos estrangeiros do português José Mourinho e do sueco Sven Goran Eriksson neste século.

O curioso é que, pela segunda vez na história, dois técnicos italianos podem conquistar títulos nacionais fora da Itália, na mesma temporada, em ligas de ponta da Europa. Na temporada de 1996/1997, Fabio Capello levou o Real Madrid à glória no Campeonato Espanhol. Paralelamente, na Alemanha, Giovanni Trapattoni brindava o Bayern de Munique com a salva de prata.

Vinte anos depois, a história pode se repetir. Antonio Conte lidera a Premier League com o Chelsea. Ao que tudo indica, será campeão depois da vitória por 2 x 1 sobre o Manchester City nesta quarta-feira. São 72 pontos contra 65 do vice-líder Tottenham. O título pessoal de Antonio Conte deve representar um marco na Premier League. Nunca antes na história do Campeonato Inglês houve um bicampeonato de técnicos italianos. Na edição passada, Claudio Ranieri conquistou o troféu à frente do Leicester City. Agora, é a vez de Antonio Conte pelo Chelsea. Outros dois técnicos italianos foram campeões na terra da rainha. Roberto Mancini levou o Manchester City ao título em 2011/2012 e Carlo Ancelotti deu a volta olímpica com o Chelsea na temporada de 2009/2010.

Também na Premier League, Walter Mazzarri, vice-campeão italiano em 2011/2012 pelo Napoli, faz um trabalho surpreendente à frente do Watford. O time geralmente condenado ao rebaixamento ocupa a décima posição, uma à frente do atual campeão, Leicester.

Por falar em Carlo Ancelotti, ele tem tudo para ser campeão na quarta liga diferente na carreira. Na Itália, foi campeão da Serie A à frente do Milan em 2003/2004. Pelo Chelsea, ganhou a Premier League em 2009/2010. Na passagem pela França, levou o Paris Saint-Germain ao topo na Ligue 1 em 2012/2013. Chegou a vez de brilhar pelo Bayern de Munique. Apesar da derrota para o Hoffenheim no meio de semana, o clube bávaro lidera o Alemão com 65 pontos — dez a mais do que o RB Leipzig, segundo colocado com 55 pontos. Carlo Ancelotti está prestes a igualar o feito de Giovanni Trapattoni, que levou o Bayern ao título em 1996/1997.

Há quem defenda que técnico italiano tem fama de retranqueiro. Vamos aos números. O Baryern de Munique, de Carlo Ancelotti, tem o melhor ataque e a melhor defesa da Bundesliga. O Chelsea, de Antonio Conte, é dono do segundo melhor ataque, atrás do Liverpool, e tem a segunda melhor defesa. A Juventus, de Massimiliano Allegri, tem o segundo melhor ataque e a melhor defesa do Italiano.

Mas nem só de bons resultados vive a escola italiana nesta temporada. Ex-técnico da Squadra Azzurra, Cesare Prandelli fracassou na passagem relâmpago pelo Valencia. Não suportou a briga contra o rebaixamento e pulou fora. Protagonista da conquista mais fantástica da história do futebol inglês ao levar o Leicester ao título inédito em 2015/2016, Claudio Ranieri foi boicotado pelo elenco e perdeu o emprego. No Campeonato Grego, o Panathinaikos apostou na contratação de Andrea Stramaccioni para brigar pelo troféu, mas ocupa o quarto lugar e trocou de técnico. Marinos Ouzounidis é quem escala o time depois da demissão.

ESCOLA ITALIANA

Técnicos campeões nas principais ligas da Europa — exceto o Campeonato Italiano

» Campeonato Inglês

2009/2010 – Carlo Ancelotti (Chelsea)

2011/2012 – Roberto Mancini (Manchester City)

2015/2016 – Claudio Ranieri (Leicester City)

» Campeonato Espanhol

1996/1997 – Fabio Capello

2006/2007 – Fabio Capello

» Campeonato Francês

2012/2013 – Carlo Ancelotti

» Campeonato Alemão

1996/1997 – Giovanni Trapattoni (Bayern de Munique)

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Como a ingenuidade de Filipe Luís virou arma contra o Flamengo

As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…

7 horas atrás
  • Esporte

Gama sofreu apenas um gol em mata-mata com o técnico Luiz Carlos Souza

Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…

20 horas atrás
  • Esporte

Botafogo sofre com a falta de variação tática sob o comando de Anselmi

O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…

1 dia atrás
  • Esporte

Saída de Coutinho do Vasco expõe relação tóxica entre ídolos e torcidas

Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…

2 dias atrás
  • Esporte

O papelão de Mourinho ao minimizar denúncia de racismo contra Vinicius Junior

José Mourinho é um dos melhores técnicos do século 21. Levou o Porto ao título…

3 dias atrás
  • Esporte

Estaduais deveriam adotar modelo da Copa do Brasil para times da Série A

A Copa do Brasil, com início nesta terça-feira, tem o antídoto contra a maratona insana…

4 dias atrás