Campanha pela paz, multa de R$ 3 milhões e risco de três jogos sem torcida: as contrapartidas que liberaram Flamengo x Vasco

Compartilhe

Campanha publicitária pela paz nos estádios com divulgação diária nas redes sociais e sites oficiais até o dia das semifinais do Campeonato Carioca. Proibição de venda ou cessão de ingresso, ainda que por meia-entrada, a qualquer torcida organizada. Multa de R$ 3 milhões e punição de três jogos com portões fechados caso se verifique a ocorrência de lesão corporal grave ou homicídio em confronto entre torcidas. Com essas contrapartidas, o juiz Guilherme Schilling Pollo Duarte, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) suspendeu em parte a liminar que exige torcida única nos estádios e autorizou a realização de Flamengo x Vasco neste sábado, às 17h, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda; e de Fluminense x Madureira, às 16h30, no Estádio Los Larios, neste sábado, com duas torcidas.

A decisão vale apenas para as semifinais. Autor da Ação Civil Pública que exige torcida única em clássicos do futebol carioca, o Ministério Público do Rio só aceitou se manifestar depois do resultado prático das contrapartidas assumidas pelos clubes na audiência especial de hoje.

Com autorização do Clássico dos Milhões em Volta Redonda, o Chefe do Estado Maior da PMERJ, coronel Cláudio Lima Freire, assegurou o deslocamento do efetivo integral de 110 policiais do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (GEPE) além de 40 adicionais deslocados para apoio ao GEPE para segurança da área interna do estádio e deslocamento dos times, bem como de 150 a 200 policiais na área externa ao Raulino de Oliveira.

Como publicou o Correio Braziliense e o blog na última segunda-feira, Flamengo e Vasco sondaram a Polícia Militar do Distrito Federal para realizar o clássico no Mané Garrincha. A PMDF vetou alegando baixo efetivo para garantir segurança no carnaval e no estádio. Manaus entrou na briga, Brasília chegou a voltar ao páreo após o envio de uma mensagem de texto à Ferj na última segunda-feira, mas a entidade marcou a partida para Juiz de Fora. Como não foi consultada, a Prefeitura da cidade mineira e a PM local vetaram. A última cartada dos clubes foi o pedido para que o TJRJ reconsiderasse a decisão. Depois da decisão do TJRJ nesta quarta-feira, a Prefeitura de Volta Redonda chegou a rejeitar o Clássico dos Milhões, mas depois recuou.

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Leonardo Jardim teve posse de bola na casa de 60% em dois trabalhos

O Flamengo de Filipe Luís teve a maior posse de bola do Campeonato Brasileiro em…

2 dias atrás
  • Esporte

É Andrés Gómez mais 10: como será o Vasco no estilo Renato Gaúcho

Renato Gaúcho foi ponta. Dos bons! Ele não renuncia a jogador com essa característica: velocista,…

3 dias atrás
  • Esporte

Dribles curtos: ofensa ao juiz Maguielson Lima entra na pauta do TJD-DF

Denúncia A ofensa ao árbitro Maguielson Lima Barbosa na vitória do Samambaia por 3 x…

4 dias atrás
  • Esporte

Bap nunca quis Filipe Luís: teve de engoli-lo no fim da era Landim

  “Vaidade, definitivamente o meu pecado favorito”. A frase é do personagem John Milton, interpretado…

4 dias atrás
  • Esporte

Finalista do Paulistão, Palmeiras consolida Arena Barueri como alçapão

A presença do Palmeiras na final do Campeonato Paulista não é novidade. Oitava vez em…

5 dias atrás
  • Esporte

EUA e Irã podem se enfrentar no Texas pela 2ª fase da Copa 2026

Inimigos na guerra iniciada na madrugada de sábado no Oriente Médio, EUA e Irã podem…

6 dias atrás