10 pitacos sobre futebol candango, brasileiro e internacional no fim de semana da bola

Compartilhe

Vamos, vamos Chape!
A cada fase do mata-mata torço para que a Chapecoense repita o sucesso do Figueirense clube catarinense campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2008. Imagina se esses meninos da Chape chegam à final dois meses depois do acidente aéreo. Que história após a tragédia. Dois confrontos das quartas de final estão definidos. A Chapecoense vai duelar com o Paulista. Quem passar terá pela frente Botafogo ou Batatais. Do outro lado, o Flamengo espera o vencedor entre Corinthians e Internacional depois de eliminar o Cruzeiro com um gol em impedimento do promissor Vinícius Júnior. Apesar do erro da arbitragem, o moleque — alvo do Barcelona — tem estrela e decidiu a parada. A outra partida vai colocar frente a frente Juventus e Juventude ou Bragantino.

Time da virada
O Vasco começou o ano honrando o mantra de time da virada na vitória por 2 x 1 sobre o Barcelona, de Guayaquil, mas continua mostrando dependência da velha malandragem do zagueiro Rodrigo e das bolas paradas do meia Nenê. Ainda é cedo, óbvio, mas o Vasco precisa mostrar mais do que isso na temporada. Rodrigo cavou o pênalti do gol de empate, marcado por Nenê. E Nenê cobrou a falta que deu origem ao gol da virada, anotado por Rodrigo. A semifinal de quarta-feira contra o Corinthians vai ser um bom teste para os dois times. Antes do duelo, ambos aguardam o desfecho de negociações com centroavantes. O Vasco espera anunciar Luis Fabiano. O Corinthians aguarda o sim de Didier Drogba.

A bruxa está solta
Juan Sebastián Verón prometeu e cumpriu. O presidente do Estudiantes voltou a jogar neste domingo na vitória por 1 x 0 sobre o Bahia, pela Florida Cup. Campeão da Libertadores em 2009 pelo clube argentino, o meia de 41 anos Tirou a camisa 11 do armário em cumprimento a uma promessa. Verón disse que retornaria ao futebol se o Estudiantes conseguisse vender 65% dos ingressos para a próxima temporada do Argentino. Independentemente dos resultados, bacana o interesse do Bahia de participar do intercâmbio. Na estreia, o tricolor empatou por 0 x 0 com o Wolfsburg e perdeu nos pênaltis por 3 x 2. No sábado, o Atlético-MG havia derrotado o Tampa Bay Rowdies por 2 x 0.

MSN
Bastou a imprensa de Madri dizer que o trio MSN é muito Messi, pouco Suárez e nada Neymar para os caras “estrearem” em 2017. Que exibição do Luis Suárez na goleada por 5 x 0 sobre o Las Palmas no último sábado. A finalização de primeira no lance do primeiro gol do time azul-grená é fantástica depois de uma belíssima assistência de André Gomes em uma arrancada pela direita. Mexe com quem está quieto…

Candidatíssimo
Jorge Sampaoli, do Sevilla, quebrou a invencibilidade de 40 jogos de Zidane, do Real Madrid. Vou profetizar aqui: se a era Luis Enrique acabar ao fim da temporada no Barcelona, Jorge Sampaoli é um dos favoritos a sucedê-lo. A cada duelo com Barcelona, Real ou Atlético de Madri, ele se credencia para assumir um clube bem maior do que o Sevilla na temporada de 2017/2018. O cara brindou o Chile com o maior título de sua história — a Copa América de 2015 — e ocupa a vice-liderança no primeiro ano na Espanha. Anotem aí, Jorge Sampaoli foi a melhor contratação do Campeonato Espanhol. Em breve, ele assume o Barcelona ou até mesmo a Argentina no meio do ano se Edgardo Bauza não tomar jeito. Ponto para a torcida do Sevilla também, que tirou Sergio Ramos do sério a ponto de o prata da casa fazer um gol contra.

Escola argentina
Por falar em Jorge Sampaoli, vice-líder do Campeonato Espanhol, a escola argentina está em alta também no Campeonato Inglês. Mauricio Pochettino é o comandante do Tottenham, segundo colocado na Premier League, atrás apenas do Chelsea. Sampaoli só está atrás de Zidane na Espanha. Deixou Luis Enrique e Diego Simeone para trás. Na terra da rainha, Pochettino só perde para Antonio Conte e está à frente de Jurgen Klopp, Arsene Wenger, Pep Guardiola e José Mourinho.

Olho no Koeman!
Lá na Inglaterra, vai despontando um outro fortíssimo candidato a assumir o Barcelona ao fim da temporada. Ronald Koeman foi o autor do gol de falta que deu ao clube catalão o primeiro título europeu de sua história em 1992, contra o Sampdoria. O holandês deu um nó tático em Pep Guardiola neste domingo e o Everton humilhou o Manchester City por 4 x 0 no Campeonato Inglês. Continuo apostando em Jorge Sampaoli no Barça, mas Ronaldo Koeman também é um nome forte para a possível sucessão de Luis Enrique.

Sistema retrô
Há duas semanas, os colegas Rodolfo Costa e Victor Gammaro fizeram uma matéria bacana no caderno de Esportes do Correio Braziliense mostrando que a moda com três defensores está em alta na temporada de 2016/2017 do futebol europeu. Na minha opinião, Zidane inventou moda ao escalar o Real Madrid no 3-5-2 contra o Sevilla e se deu mal. Perdeu 40 jogos de invencibilidade. A Fiorentina, do técnico português Paulo Sousa, usou o 3-4-3 contra a Juventus neste domingo e se deu bem. Venceu a Velha Senhora por 2 x 1 pelo Campeonato Italiano. O 3-5-2 sai de vez em quando do baú. Foi assim com a Argentina de Carlos Bilardo na Copa de 1986; com a Alemanha de Franz Beckenbauer em 1990, no Mundial em que o 3-5-2 mais foi utilizado; em 2002 na campanha do penata da Seleção Brasileira e volta com força total na Europa.

Sené, sené, sené, sené, Senegal
Quatro partidas na rodada de abertura da Copa Africana de Nações e apenas um vencedor: Senegal. No sábado, o anfitrião Gabão tropeçou diante do estreante Guiné-Bissau no empate por 1 x 1. O resultado foi o mesmo no duelo entre Burkina Faso e Camarões. Uma das favoritas ao título, a Argélia ficou no 2 x 2 com o Zimbábue. Senegal é o único que venceu. Bateu a Tunísia por 2 x 0. O astro do time, Sadio Mané, do Liverpool, abriu o placar em uma cobrança de pênalti. Mbodji completou o placar.

Candangão
Impressionante a vitória do Gama, no sábado, sobre o Atlético-GO, recém-promovido à primeira divisão do Campeonato Brasileiro, em um amistoso disputado em Goiânia. Reinaldo Gueldini é uma raposa velha do futebol local e mostra que pode surpreender na briga pelo título candango. Roberto Pitio fez o gol da vitória. O Real, ex-Dom Pedro, perdeu para o Anápolis por 2 x 1 no quarto jogo-treino da pré-temporada.

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Supercopa do Brasil: Brasília receberá Flamengo x Corinthians

O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…

5 horas atrás
  • Esporte

Flamengo domina: Arrascaeta é Rei da América e Filipe Luís, melhor técnico

O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…

13 horas atrás
  • Esporte

Gol de Gabriel Jesus tem “peso 2” na escala Carlo Ancelotti da Seleção

Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…

20 horas atrás
  • Esporte

Flamengo renova contrato com o técnico Filipe Luís até 2027

Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…

2 dias atrás
  • Esporte

O peso de Tite na contratação do executivo Bruno Spindel pelo Cruzeiro

O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…

4 dias atrás
  • Esporte

Filipe Luís precisa olhar com atenção para o erro de Marcelo Gallardo

Filipe Luís está certo em se valorizar depois de levar o Flamengo a oito taças…

5 dias atrás