a-revolucao-dos-bichos_(1)

A Revolução dos Bichos – George Orwell

Publicado em Literatura

 

Gostaria de escrever uma resenha neutra sobre A Revolução dos Bichos, mas admito que não será possível. Desde sua publicação, em 1945, a obra causa polêmica e polarização. Vou tentar ser transparente. Descrever a história em linhas gerais, dizer porque Orwell escreveu e sugerir uma interpretação diferente das que são usuais. Se você já leu, fique à vontade para dizer o que achou e que interpretação acha mais conveniente.

Todos os animais são iguais

Mas uns são mais iguais que os outros

Para começo de conversa, todo mundo deveria ler esse livro. De preferência, antes que esta ou aquela ideologia tenha se enraizado, para que a pessoa possa tirar as próprias conclusões. Mas como não é o caso, faça um esforço para ler esse livro com a “guarda baixa”. Por que todo esse sermão? Porque esse livro é de uma genialidade que nem o próprio Orwell foi capaz de apreciar completamente. Esse livro não é sobre um regime político, uma ideologia, um tirano específico. Esse livro é sobre seres humanos. Poderia ter sido escrito em outro contexto, por outra pessoa.

10Mais ainda: sabemos que era uma fábula no sentido mais puro do termo porque tinha o propósito de corrigir os problemas que Orwell via na antiga URSS. A Revolução dos Bichos não foi escrita como uma crítica ideológica. Orwell nunca quis denunciar o comunismo, quis corrigí-lo.

Agora vem a minha ousadia. Vou afirmar, na cara dura, que nem Orwell sabia direito o significado dessa obra. A Revolução dos Bichos poderia ter sido escrita sobre qualquer regime, em qualquer época da história. O problema não foi a Revolução Russa, não foi Stalin, não foi o comunismo. Apesar de haver um twist perverso na exploração dentro do comunismo, que é supostamente a libertação da opressão. O problema é o poder desmedido, centralizado. O problema é a confiança cega, a obediência sem crítica, o conformismo. Essa receita nunca deu e nunca dará. A ficha criminal da humanidade está aí para provar. Não há exceções. A história da humanidade é a história do abuso de poder, independente de geografia, ideologia, religião.

Então pessoas, recomendo. Não só por toda essa lição de moral aí, mas também por ser uma excelente história.

O poder corrompe. O poder absoluto corrompe absolutamente. – Lord Acton

 

Texto por:

DnTereza

 

 Dona Tereza –

  “Saia do meu gramado!”

@dnatereza