JogaBrasilia37-1

Resumo da 5ª Edição do Joga Brasília

Publicado em Eventos

Saudações a todos,

Entre os dias 21-23 de Abril foi realizada a  5ª Edição do Joga  Brasília, evento que a cada ano se torna maior e melhor. Esse ano foram 3 dias sensacionais de muitos jogos, networking e palestras, num clima muito agradável e super familiar.

O evento começou na sexta-feira, e como sempre com aquele clima familiar, que se tornou a sinergia que predominou no local durante seus 3 dias de evento.

JogaBrasilia7-1

A disposição e organização no local foram um show a parte. Logo na entrada, da recepção era se capaz de ver as mesas dos jogos da editora, esse ano com a participação das editoras: Conclave, Ludens Spirit, Red Box, ACE Studio, GROW, MS-Jogos. A última por sua vez é do Game Designer Marcos Macri, a qual estava presente no primeiro dia de evento como palestrante. Um detalhe que esqueci de mencionar é que quem jogasse na sessão dos jogos das editoras, no final concorria a um jogo de cada mesa que participou, sensacional não? E isso aconteceu durante os 3 dias de evento.

Uma mesa que simplesmente brilhava os olhos era a mesa do Warhammer 40000, com um cenário fantástico criado pelo Alessandro, uma das principais referências em jogos de miniaturas como Star Wars , Hero Clix e WarHammer .

Haviam é claro como sempre mesas livres para quem quisesse levar seu próprio jogo ou pegar algum dos jogos disponíveis do próprio catálogo de jogos da Orgutal para conhecer ou se divertir com os amigos. Porém em algumas dessas mesas estava um movimento que tem ganhado bastante força nos eventos de jogos aqui em Brasília, que são as mesas de Playtest.

JogaBrasilia17-1

O número de Game Designers que estavam presentes com seus jogos era incrível, acredito que haviam umas 8 a 10 mesas com jogos para playtest, com opções que iam de fantasia à sci-fi.

Porém como o tempo era curto aproveitei a companhia do amigo John Bogea, que veio como convidado para palestrar no evento, e do amigo Diogo Braga para conhecer alguns jogos, como disse opção não faltava então fomos conhecer alguns dos jogos do Game Designer  Pedro Azevedo. Pedro e organizador do Boardgame na Praça em Águas Claras, ele e sua esposa desenvolveram vários joguinhos para educar os filhos,  e para ela usar também em sala de aula o que achei fantástico. Jogamos Encanados, um jogo onde todos somos encanadores trabalhando para resolver vazamentos, Caminhoneiros um jogo onde você conhece o Brasil deixando sua carga em várias cidades brasileiras, e mais tarde ainda joguei com o John Quilombo, um jogo onde seu objetivo e gerenciar um quilombo.Simplesmente Fantásticos. Achei genial a ideia de criar jogos com temática educativa, e mais ainde alguns com uma pegada Brasil Colonial, a última vez que vi jogos com essa pegada no mercado foram através dos jogos Afluentes, Recicle, Brasilis, ou através de rpgs como desafio dos bandeirantes e os mini gurps.

Um outro que me despertou a curiosidade foi o Mundus Imperial, que com certeza está na lista para conhecer em um próximo evento.

Além desta área haviam também espaços com os stands dos lojistas (MTG Store, Kingdom Comics, BGC e  Orgutal), além dos stands independentes, no caso o do Ateliê da Memê com canecas, buttons e artesanato nerd; o da  Art Bg com seus card holders e a divulgação de seus cursos onlines de Insertbox e de Pintura de Miniaturas, e a participação inaugural do Canal The BoardFather do Youtube.

JogaBrasilia1-1

Outra parte que ficou sensacional no evento, foi o espaço infantil, com a equipe de apoio do time da Orgutal, e a parte de alimentação cuja responsabilidade ficou por conta da chef Michela Carvalho, com opções com preços bem convidativos, e refeições deliciosas e diversificadas. Eu mesmo almocei lá os três dias.

 

Abrindo a sessão de palestras do evento, Marcos Macri, criador do selo MS-Jogos, apresentou a público um verdadeiro manual de sobrevivência do Game Designer. Ele falou do processo criativo desde a concepção da ideia, análise da mecânica desejada, passando por definição de público alvo, playtests, até chegar na parte dos custos de produção e ações de marketing, ou seja uma verdadeira aula. Falou ainda dos seus jogos lançados aqui no Brasil e no exterior e do cronograma de lançamentos que irão ocorrer ainda esse ano. De quebra além de poder conhecer esse super Game Designer consegui no meu momento tiete um autógrafo no meu DOGs para a padawan.

Marcos Macri, fez questão, no tempo que estava no evento, de conhecer um pouco sobre os Game Designers lá presentes e o que os levou a desenvolverem seus jogos. Essa troca de cartões entre os Game Designers, é algo que era o objetivo do Empreende Nerd e que aprecio muito.

Segundo dia  foi a vez da sessão ser do meu amigo John Bógea, conheci o John anos atrás quando ele ganhou o concurso Faça Você mesmo de 20011 da Secular Games com Abismo Infinito (rpg de horror especial com pegada lovecraftiana) e tempos depois lançado pela Editora Retropunk, que depois lançou outro RPG seu o Terra Devastada (1 RPG de Apocalipse Zumbi 100% Nacional), para mim John fez um pacto com o Sandman similar ao do Shakespeare (leia Sandman e entenderá!) além desses alguns outrosdois RPGs foram criados em concurso o Mundo Perfeito e A Trama, ambos ainda não publicados por editoras.

Na sua palestra, esse game designer paraense, falou sobre seus jogos e também sobre pontos importantes na criação de um jogo, bem como o processo que ele mesmo utiliza, e no final um pouco sobre seus próximo projetos. Foi prato cheio para quem esteve por lá.

JogaBrasilia9-1

No último dia foi a palestra do Anésio Vargas, um dos sócios da Editora New Order, na sua palestra que mais foi um bate papo, ele nos contou sobre a história da Editora de sua criação, dificuldades enfrentadas, lançamentos e futuros projetos empresa, mercado do Brasil, além de sempre responder com muito bom humor as perguntas do público presente. Para quem não conhece a Editora New Order ela tem em seu carro chefe publicações de vários RPGs ( Lenda dos Cinco Anéis, Strange, Yggdrasill, Numenera, DCC, entre outros), por financiamento Coletivo, HQs como Arquivo-X e começou com Boardgames com o Shadowrun Crossfire.

 

Enfim esse foi o Joga Brasília, para aqueles que foram acredito que se divertiram tanto quanto eu. Os que perderam fiquem ligados ao anúncio do evento aqui no Diário.

 

No mais..

804206762_1264

 

“So Long and thanks for all the fish!”

Mallien

@malliens