071675.jpg-r_1280_720-f_jpg-q_x-xxyxx

Estrelas Além do Tempo

Publicado em Cinema

O filme Estrelas além do tempo (Hidden Figures no Original) é baseado no primeiro livro da escritora americana Margot Lee Shetterly. A história do livro praticamente se apresentou à escritora, que, ao passar um tempo na casa dos pais nos arredores de Langley, onde a Nasa mantinha sua base, começou a revisitar os locais e reencontrar algumas pessoas da sua infância.

 

Na adaptação para as telonas, o foco está em três mulheres negras funcionárias da Nasa durante a segregação racial nos Estados Unidos. Só isso já é suficiente para te fazer assistir, porque na época ser negra e mulher era impedimento pra quase tudo. Essas três amigas tinham o cargo de computadores humanos! Elas eram contratadas para fazer grandes cálculos e resolver problemas matemáticos pra a Nasa, tudo isso durante a corrida espacial americana.

Todo o filme é inspirador, com uma jornada de superação e determinação excelentes. O casting é praticamente todo de primeira linha. As protagonistas apresentam uma atuação brilhante, conseguindo, com detalhes, exteriorizar conflitos, alegrias e frustações. Infelizmente, o único que não corresponde ao peso do elenco é Jim Parson (Sheldon Cooper de TBBT), que não passou de uma cópia séria de seu personagem na série de TV.  Mas também não foi péssimo, só ficou aquém da qualidade do elenco.

 

Se a temática não for suficiente para você marcar na agenda o dia 2 de fevereiro, talvez saber que o filme é indicado ao Oscar de Melhor Filme, Roteiro Adaptado e Atriz Coadjuvante para Octavia Spencer seja incentivador.

 

Acho que esse filme deveria ser apreciado por todos. Uma linda lição de vida.