A távola de Michel

Publicado em Sem categoria

A távola redonda

Há 43 dias no exercício da presidência, Michel Temer até hoje não usou a escrivaninha do amplo gabinete presidencial. Despacha apenas à mesa circular de madeira, no canto esquerdo. Superstição ou não, a opção de Temer lhe rendeu uma imagem positiva, por causa do simbolismo da mesa sem cabeceira, sem chefe, onde os temas nacionais são discutidos numa roda. Intencionalmente ou não, passa ainda a ideia de um estilo totalmente diferente daquele usado pela presidente afastada, Dilma Rousseff, de “eu fui eleita, eu mando”. Seus auxiliares agora querem que ele adote essa rotina, mesmo se houver o afastamento definitivo da presidente Dilma.

Mais um

Preso na Operação Recomeço, que apura desvio de recursos no Postalis, Ricardo Andrade Magro, dono da refinaria de Manguinhos, é ligado a Eduardo Cunha e a pelo menos 6 offshores listadas no Panamá Papers. O receio agora é que Magro, com os cofres recheados, termine partindo para uma delação premiada.

Devagar…

Com o feriadão na Câmara semana que vem, por causa das festas juninas, quem sai ganhando é o presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha. Os deputados tinham agendadas diversas reuniões para discutir a troca de comando na Casa. Agora, ficou tudo adiado para julho.

…Quase parando

Mês que vem entra a temporada de convenções para escolha de candidatos nos municípios. Logo, também não será tempo de muito serviço na Câmara. E, assim, Eduardo Cunha vai cumprindo seu mandato de presidente ainda que afastado.

Viagens suspensas

O presidente em exercício, Michel Temer, decidiu que só fará viagens internacionais depois que o Senado decidir o destino da presidente afastada, Dilma Rousseff. Até lá, ele se limitará a cuidar dos assuntos internos, que não são poucos.

Lupa na ciclovia

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro entrou com uma ação na Justiça para suspensão de todas as obras de reconstrução da ciclovia Tim Maia até que se passe um pente-fino em toda a estrutura e, de quebra, se providencie um detalhado licenciamento ambiental, com, inclusive, controle de batimetria das ondas. E, em caso de não cumprimento, multa de R$ 100 mil por dia às autoridades competentes.

Em família/ A primeira-dama Marcela Temer e o filho do casal, Michelzinho, de 7 anos, mudam-se definitivamente para Brasília em julho.

Ele está em todas/ O ministro de Relações Exteriores, José Serra, é presença constante nas reuniões do presidente em exercício, Michel Temer. Até naquelas matinais, coisa rara na agenda do tucano. Dia desses, Temer brincou: “Na última, ele chegou até mais cedo.
A reunião era às 15h!”.

Se depender dele…/ Antes mesmo da reunião do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, com os senadores na residência oficial do presidente do Senado, Renan Calheiros, o senador José Reguffe avisa: “Voto a favor do limite do gasto público. Isso é questão de princípio. Governo não pode gastar mais do que arrecada”.

Enquanto isso, em São Paulo…/ O ex-presidente Lula (foto), até ontem, no fechamento desta edição, não tinha divulgado nota, tampouco se pronunciado oficialmente sobre a prisão de seu ex-ministro Paulo Bernardo. Apenas dizia nos bastidores que o PT não pode baixar a cabeça.