E LÁ VEM AS NOVAS CPIS

Publicado em Sem categoria

Os cobradores de CPIs

Esta semana, a oposição aumentará a pressão para que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), instale as CPIs do BNDES e dos fundos de pensão, à revelia dos partidos. É que já se passaram mais de 30 dias do pedido e, até o momento, as legendas não indicaram os senadores para participar dos colegiados. Renan tem, agora, a obrigação regimental de proceder às indicações a seu bel prazer. “O prazo já venceu. Cabe a Renan indicar os integrantes”, diz o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).

»   »   »

O presidente do Senado deve indicar os integrantes, a fim de evitar o que houve na década de 1990 com a CPI do Orçamento. O escândalo tinha vindo à tona em 1992, o então senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pediu uma CPI, mas os congressistas simplesmente não indicaram os representantes. Resultado: apenas em1993, depois da morte de Elisabeth Lofrano, esposa do assessor José Carlos Alves dos Santos, e da prisão dele com dólares falsos foi que o assunto ressurgiu.

Lula na lida

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a reunir os petistas para atualizar o discurso eleitoral. No partido, existe hoje a certeza de que ficar no balanço desses 12 anos de governo do PT não será suficiente para obter um resultado pelo menos razoável nas urnas em 2016. Vem por aí um projeto de segurança pública e outro de reforma urbana. Tudo para tentar pular a pauta negativa.

Tudo em casa

A equipe que trabalhou com Paulo Roberto Costa no setor de abastecimento da Petrobras não tem motivos para reclamar da vida. Um virou diretor financeiro da Transpetro. O novo presidente da empresa, Antônio Rubens Silva Silvino, era da Liquigas e gerente executivo da diretoria de Paulo Roberto Costa.

O assédio aos novos

O vice-presidente da República, Michel Temer, vai aproveitar a semana do são-joão para tentar arrefecer o ímpeto de rebeldia dos 180 deputados de primeiro mandato que se rebelaram por causa da não liberação das emendas deles ao Orçamento. Além de resolver o problema técnico das senhas para inclusão das emendas no sistema do governo, o vice-presidente os convidou para um almoço na terça-feira. O objetivo é angariar votos para aprovar o projeto que reduz a desoneração da folha de pagamentos.

Chuta para fora!

A medida provisória que trata das dívidas dos clubes vence em 17 de julho e, até agora, nenhum líder governista se mexeu para aprová-la. A ideia da maioria dos integrantes da bancada da bola é deixar a MP perder a validade.

Curtas

Novo método/ O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, adotou uma nova fórmula de pressionar os parlamentares a votar os projetos de seu interesse. Na semana passada, ele enviou a vários congressistas uma mensagem de WhatsApp para fazer apelos contra o projeto que reduz a desoneração. Ele enviou pelo menos 300 mensagens para dizer que considera a proposta “abusrda” e capaz de comprometer empregos.

Por falar em Senado…/ É ali que o governo tem apostado para resolver os problemas que saem da Câmara. E é ali que pretende aliviar ainda o imbróglio das contas da União, ainda em fase de apreciação no Tribunal de Contas da União. A presidente Dilma Rousseff deve começar a chamar integrantes da Comissão Mista de Orçamento, inclusive a presidente do colegiado, senadora Rose de Freitas, do PMDB, para uma conversa no Palácio da Alvorada. A ideia é passar a mensagem de “eu sou legal!”.

Missão difícil/ Rose de Freitas (foto), entretanto, não vai barrar as votações das contas do governo para agradar quem quer que seja. Já designou relatores para todas as 12 contas pendentes. No Congresso, diz-se que é chegada a hora de parar com o teatro: ao longo dos anos, o Poder Executivo fingia que fazia tudo certo no quesito orçamento, o TCU fingia que analisava e o Congresso fingia que aprovava. Agora, o TCU quebrou essa cadeia.

Em tempos de são-joão…/ “A alegria de Renan Calheiros com a presidente Dilma Rousseff é junina: bomba e rojão!”, afirma Cássio Cunha Lima, do PSDB da Paraíba.