Da coluna Brasília-DF, por Denise Rothenburg (com Eduarda Esposito)
Nas conversas da última semana, líderes e aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva apostaram que, a partir de fevereiro, o petista terá mais fôlego nas pesquisas de intenção de voto. Isso porque quem tem carteira assinada e ganha até R$ 5 mil receberá o primeiro contracheque sem retenção de Imposto de Renda na fonte, uma vez que, em 2026, passa a valer a isenção para essa faixa de renda. E ainda virá o desconto do IR para quem recebe até R$ 7.350 mensais. No PT, diz-se que é dinheiro em pleno carnaval para a cervejinha e a picanha.
Para completar/ Essa isenção será reforçada nas redes sociais e não está descartada a boa-nova “ao vivo e em cores” na telinha, na virada do ano, na mensagem presidencial. Lula vai bater bumbo onde puder e estiver.
A hora da “DR”
O ato que o presidente da República planeja para 8 de janeiro, publicado em primeira mão pelo blog da Denise, no site do Correio, é tido no PT como a data provável de os Poderes terem “aquela conversa” em prol de um ajuste de conduta. A avaliação geral é a de que é preciso discutir a relação não dá mais para ficar essa troca de farpas e acusações.
Antecipação
O PT pretende emplacar a tarifa zero junto com o fim da escala 6×1 no primeiro semestre de 2026. Partidos de centro têm dificuldade em se posicionar contra as propostas, principalmente quando entrarem em ano eleitoral. E é nessa pressão popular que o partido de Lula está apostando para aprovar as duas medidas antes das eleições.
Enquanto isso, no PL...
Dividido e com seu líder, Sóstenes Cavalcante, e outros deputados obrigados a se explicar, o partido de Jair Bolsonaro apostará no discurso de perseguição política. Depois da prisão do ex-presidente, da violação da tornozeleira, das cassações de Eduardo Bolsonaro, Carla Zambelli e Alexandre Ramagem, é a narrativa que resta. Associado a isso, virão também citações frequentes do filho de Lula e da mulher do ministro
Alexandre de Moraes.
Dois movimentos, um banco
Enquanto o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) apadrinhado do PP e de vários partidos políticos, Jonathas de Jesus, cobra explicações do Banco Central sobre a liquidação do Master, o senador Izalci Lucas (PL-DF) vai pedir ao BC todos os documentos sobre a empresa de Daniel Vorcaro para colocar a boca no trombone. O parlamentar quer ver cada empréstimo e investimento do Master.
CURTIDAS
Bagunçou geral/ O ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes tornou-se o motivo da principal preocupação do governo petista no Ceará. Em duas pesquisas divulgadas nesta semana, Ciro, de volta ao PSDB, lidera a disputa para o governo estadual. Para se ter uma ideia da preocupação do PT, já tem gente dizendo que o ministro da Educação, Camilo Santana, precisa ser o candidato.
A vice dos sonhos/ No cafezinho do Senado, o senador Efraim Filho (União-PB, foto), cumprimenta a senadora Tereza Cristina (PP-MS) assim: “Minha vice-presidente favorita em qualquer tempo”. É o nome que todos os partidos de centro e de direita gostariam que assumisse a vaga numa chapa ao Planalto. Outro senador brinca: “Só falta o Lula chamar a Tereza”.
Invasão milionária/ O conjunto da Península dos Ministros que abriga as residências oficiais da Câmara e do Senado virou uma invasão total de área pública. Os portões chegam ao meio da rua, com pouquíssimo espaço, inclusive, para manobras de carros. Até aqui, ninguém foi até lá bater na porta para derrubar a ocupação irregular dos poderosos.
Pausa/ Saio por uma semana, mas a coluna, como sempre, não vai parar. Nesta semana natalina estará sob a batuta da repórter Luana Patriolino. Um Natal de saúde, harmonia e amor para todos.

