Por Cecília Sóter — O pompoarismo é uma técnica antiga derivada do tantra (tradições esotéricas do hinduísmo e do budismo) que trabalha a musculatura pélvica. Ele surgiu na Índia e aperfeiçoado na Tailândia, mas foi o ginecologista alemão Arnold Kegel que popularizou a prática. O médico foi responsável por uma série de pesquisas sobre a musculatura pélvica nos anos 40 que foram evoluindo ao pompoarismo praticado atualmente.
O Correio conversou com a pompoarista Delma Eusébio, que atua na área de sexualidade há 13 anos, para entender como a técnica funciona, quais os benefícios e como podemos praticá-lo.
Delma explica que a técnica consiste na contração e relaxamento dos músculos do assoalho pélvico. “Eles funcionam como qualquer outro músculo do nosso corpo, então se eu não fortaleço ele fica flácido, eu tenho alguns problemas, como incontinência urinária e excesso de flatos vaginais durante o sexo”.
A pompoarista chama esse conjunto de atividades de exercícios da força íntima. “Porque trabalhamos toda a nossa região íntima quando fazemos os exercícios da musculatura pélvica”, explica.
Os benefícios do pompoarismo são inúmeros, quando feito com acompanhamento de um profissional, proporcionam saúde física e sexual para quem o pratica. Entre os principais estão:
Como praticar o pompoarismo
Delma conta que o pompoarismo pode ser praticado com e sem acessórios. Ela ressalta, no entanto, que para fazer os exercícios com o auxílio de apetrechos, é essencial o acompanhamento de um profissional.
“Para o exercício com acessório você precisa ter um cronograma de treino específico e auxílio de um profissional. Isso porque é necessária uma orientação, é preciso saber usar o objeto corretamente, para que o que deveria trazer benefícios, não se torne em um malefício”, destaca, fazendo um paralelo com ir à academia sem ter um professor para auxiliar.
Para os exercícios com acessórios ela indica o ben wa (um conjunto de “bolinhas” ligado por um fio), o cone e o vibrador personal. “Existem outros acessórios, mas que na minha opinião, não são tão interessantes e esses três são os mais importantes e os que realmente trazem resultados”, pontua a profissional.
Exercícios para fazer em casa
A prática dos exercícios da força íntima é fácil e pode ser feita em qualquer lugar. Delma explica que no método que ela aplica usa-se três tipos de forças:
Força 1
Na força “um” faz a contração da entrada da vagina. “Sabe quando você vai colher urina para um exame, que você descarta o primeiro jato e usa o segundo? Então, a primeira força é exatamente essa contração que se faz para cortar o xixi”, elucida.
Força 2
Na força “dois” contrai a entrada da vagina e os glúteos. “Eu vou colocar o glúteo para dentro, e contraindo o glúteo eu vou estar contraindo também a minha musculatura anal”.
Força 3
A força “três” contrai a entrada da vagina, contrai o glúteo e contrai o abdômen. “Ou seja, eu vou contrair tudo que eu puder, toda a minha região íntima.”
Delma explica que quando se faz essas contrações, automaticamente está contraindo a musculatura pélvica e consequentemente vai criando força e consciência corporal.
Para iniciar você deve fazer contração da força 1, 2 e 3. Contraiu tudo, segura 10 segundos. Depois relaxa devagar quando chegar no 10, descansa 30 segundos e faz mais duas vezes.
“São três séries de 10 segundos para começar. Depois vai aumentando gradativamente. É essencial que o exercício seja feito todos os dias para que você perceba o resultado e vá aumentando o tempo das contrações”, ressalta Delma.
Contraindicações
Embora o pompoarismo traga muitos benefícios, existem alguns casos que devem ter mais cautela e por isso é recomendado a consulta com um médico antes da prática. São eles:
Inflamações e infecções
Quem estiver apresentando algum tipo de inflamação ou infecção, deve evitar praticar a técnica a fim de evitar complicações futuras.
Na gestação
Não é recomendado fazer exercícios de contrair e relaxar a musculatura íntima nos três primeiros meses de gestação porque pode provocar perda fetal.
Se interessou? A pompoarista Delma Eusébio está com inscrição aberta para um curso online e gratuito sobre a ginástica íntima. Clique aqui e se inscreva.
Através do conhecimento dos interesses e tendências, é possível que o casal ou indivíduo consigam…
Desde preliminares, sexo oral, estimulação ou brinquedos, tudo vale para deixar a relação mais prazerosa. Uma…
Para os homens, a medida do pênis pode ser motivo para contar vantagem ou para…
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos analisou 11 mil músicas em 150 playlists de…
Uma pesquisa nos Estados Unidos analisou 11 mil músicas em 150 playlists de sexo e…
Uma pesquisa encomendada pela revista OnePoll entrevistou 2 mil pais de crianças de 5 a…