Crédito: Mario Antonio Pena Zapateria/Flickr
A música Pompoarismo, de Bia Bia Soull e MU540, viralizou nas redes sociais ao celebrar uma prática que é uma aliada da saúde íntima — além de destacar a masculinidade saudável. O pompoarismo, também conhecido como ginástica íntima, pode trazer benefícios para pessoas de todos os gêneros e idades.
Segundo a Dra. Regina Lima, fisioterapeuta e CEO da Biovitalle, o pompoarismo é uma técnica de exercícios que fortalece os músculos do assoalho pélvico — musculatura de controle urinário e função sexual. “Na prática, envolve a contração e relaxamento desses músculos de forma consciente, melhorando o tônus e a coordenação muscular do corpo”, resume.
Entre os principais benefícios do pompoarismo, a especialista destaca: mais lubrificação, mais prazer, orgasmos com mais facilidade e controle da musculatura íntima. A técnica também ajuda a prevenir e tratar a incontinência urinária, reduz o risco de prolapsos e ainda pode turbinar a potência sexual.
Embora pessoas com infecções ativas, lesões e cirurgias recentes na pelve devam evitar a contração da área, o pompoarismo é uma prática segura. “Gestantes e pessoas com condições específicas devem sempre buscar orientação de um profissional”, acrescenta Regina.
Tanto em mulheres quanto em homens, os exercícios ajudam a melhorar o controle sobre a bexiga e a prevenir escapes involuntários de urina, afirma a especialista. Para os homens, o pompoarismo fortalece o músculo pubococcígeo, melhorando o controle da ejaculação e a potência das ereções — diferença sentida entre 4 e 8 semanas.
A sexóloga e influenciadora Cátia Damasceno é conhecida por estimular a saúde sexual e a prática do pompoarismo — e afirma que a técnica vai muito além do prazer. Em vídeo publicado no YouTube, Cátia defende que toda mulher deveria fazer o exercício e ensina como começar a exercitar a pelve.
Cátia instrui a identificar o músculo de segurar o xixi — é ele que será trabalhado. Em seguida, basta praticar a resistência de apertar e soltar a musculatura. Confira o treino:
Como começamos o dia pela manhã pode ditar o nosso humor até as primeiras horas…
Acordar e perceber que gozou dormindo é mais comum do que parece, e não acontece…
A asfixia durante o sexo se tornou uma prática comum na vida íntima de jovens…
A trajetória de Kariely de Andrade, 27 anos, começou no consultório, mas tomou outro rumo…
O panorama da vida sexual dos brasileiros mudou de forma significativa desde 2005. Duas décadas após o…
Desde cedo, a socialização sexual performa um duplo julgamento baseado em gênero. Os que nasceram…