Mais homens atingem o orgasmo com sexo anal do que mulheres, diz pesquisa

Compartilhe

Pessoas de diferentes gêneros, faixas etárias e orientações sexuais praticam o sexo anal. Todavia, não são todas elas que conseguem atingir o orgasmo com a penetração. É o que comprova um estudo publicado na revista científica Sexual Medicine.

Segundo a pesquisa, grande maioria dos homens cisgêneros alcançam o ápice apenas com a estimulação anal, enquanto as mulheres precisam de outros tipos de incentivos para chegar ao orgasmo. Foram analisadas 498 mulheres e 466 homens, das quais quase 50% das participantes afirmaram precisar do estímulo em outra parte do corpo.

As experiências de penetração anal receptiva coletadas visam entender onde o prazer é localizado no reto, com foco em satisfação sexual e capacidade de orgasmo. Para a maior parte dos participantes, homens e mulheres, o prazer é atingido na área próxima à abertura do ânus — nos homens, sobre a próstata. Homens heterossexuais foram os que menos relataram prazer anal, enquanto gays e mulheres bissexuais alcançam a satisfação sexual com a prática.

Dos participantes, 28% relataram já ter praticado o sexo anal, com maior prevalência entre mulheres (33%) do que entre homens (23%). Mulheres jovens relataram mais zonas erógenas, enquanto mulheres de meia-idade e homens mais velhos foram os que mais praticaram penetração anal receptiva.

Sobre o orgasmo, 36% dos homens disseram atingir o clímax apenas com penetração anal, contra 19% das mulheres. Já 32% das mulheres nunca chegaram ao orgasmo com a prática, mesmo com coestimulação.

Por meio do mapeamento da sensação erógena dentro do reto, os autores concluíram que a região não é homogênea e possui zonas com diferentes potenciais de prazer. Os métodos de estímulos também foram analisados, sendo a inserção de um pênis, dedo, língua ou brinquedo no ânus responsável pelo resultado individual.

A pesquisa revelou ainda que a literatura médica tende a focar apenas nos riscos do sexo anal, como ISTs, deixando de lado aspectos positivos como prazer, função orgástica e aconselhamento sexual adequado.

Bianca Lucca

Posts recentes

Sexo sem prazer? Bridgerton provoca debate na trama de Francesca

Na nova fase de Bridgerton, a história de amor entre Benedict Bridgerton e Sophie Baek ocupa o centro…

48 minutos atrás

Comprou seu vibrador? Guia essencial para cuidar do toy e da saúde íntima

Comprou seu vibrador? Depois do frio na barriga da estreia, vem o gesto de cuidado.…

24 horas atrás

Coreorgasmo: o ápice involuntário durante exercícios físicos

Da academia para a cama? Uma situação inusitada transformou uma aula comum de pilates em…

1 dia atrás

Femboys: por que homens afeminados ganham espaço no desejo feminino

Homens afeminados ganharam protagonismo com a chegada de Juliano Floss no BBB 26. O dançarino, que namora…

3 dias atrás

Desodorante preso no ânus expõe riscos do uso inadequado no sexo anal

Um caso relatado nas redes sociais pelo cirurgião coloproctologista Daniel Brosco reacendeu o debate sobre como…

3 dias atrás

Sexo transcentrado: prazer, desejo e afeto como ato político

Desmistificar a transexualidade como um corpo que apenas sofre também é uma pauta a ser…

3 dias atrás