A febre dos livros de colorir tem ganhado cada vez mais espaço nas redes sociais, alcançando diversos adeptos como uma terapia alternativa. Agora, o hobby ganhou uma nova proporção na produção de conteúdos para adultos. A terceira edição do livro Suruba para Colorir, o primeiro da categoria para maiores de 18 anos, traz 21 ilustrações inéditas de diferentes artistas que apostam na oposição ao conservadorismo.
Débora Pimentel – uma das ilustradoras convidadas para o projeto idealizado por Bebel Abreu, editora da Bebel Books – opina que a junção do conteúdo adulto com o livro de colorir facilita e aproxima as pessoas do tema. “É divertido colorir. Agora que esses livros são uma febre, fizemos com uma pegada subversiva ao movimento”, conta.
Conhecida como Cara de Fofa nas redes sociais, Débora foi convidada para compor o novo livro devido as ilustrações com personagens em posições eróticas e feições doces. “Estou ansiosa para ver como as pessoas vão interagir com os desenhos, que têm muitos elementos e possibilidades de colorir”, antecipa.
Em tempos de moralismo crescente, Débora sente que a publicação é um ato político. Por causa do escândalo e rejeição em torno de atos sexuais, a ilustradora julga necessário dialogar sobre o tema. “As pessoas transam, isso é normal”, afirma. Simbolicamente, Débora ilustra elementos visuais de contraste, uma personagem que é fofa e funcional, mas também é safada.
Em uma linha tênue entre erotismo e pornografia clichê, Débora humaniza as mulheres para além da sexualidade. “A arte é uma ferramenta de combate, acolhimento e normalização. Ela deve causar algo, seja repulsa ou abrir a mente das pessoas”, acrescenta.
Bebel Abreu destaca que o trabalho é completamente revolucionário ao trazer mensagens de liberdade de expressão, em especial pelo olhar feminino. “Em tempos de tentativas incessantes de silenciamento das mulheres, venho aqui como uma editora mulher publicando um livro erótico e artístico, que celebra a alegria e o gozo, com 11 mulheres entre 21 artistas! Significa algo”, comemora.
Entre arte e provocação, Bebel enfatiza que o humor é uma das linguagens mais poderosas por tocar as pessoas em um lugar inesperado, no qual estão desarmadas. “Além disso, o engajamento gerado por uma piada tende a ser maior que um manifesto sisudo. Isso tudo, somado à potência da imagem, é uma bomba!”, exclama.
Em Brasília, o lançamento de Suruba para Colorir 3 será na Infinu. O evento marca 10 anos da publicação do primeiro livro e contará com mesas e materiais para colorir, música por DJs convidados, drink autoral comemorativo para o lançamento, desconto especial na sexshop No Ponto e autógrafos com os artistas Belga (Suruba #2) e Cara de Fofa (Suruba #3).
Serviço:
Lançamento na quarta-feira (11/6), a partir das 20h, na Infinu (CRS 506 Bloco A Loja 67)