imagem-latinha-coca-cola-essa-coca-e-fanta-rio-de-janeiro-endomarketing-1024x768 Foto: Coca-Cola/Divulgação

As cinco melhores manifestações de apoio à comunidade LGBT no Mês do Orgulho

Publicado em Listas

Hoje, 28 de junho, celebra-se o Dia Internacional do Orgulho LGBT. Foi nesse dia, em 1969, que aconteceu a Rebelião de Stonewall, uma reação da comunidade gay de Nova York às constantes batidas policiais que ocorriam nos bares frequentados por homossexuais, quase sempre acompanhadas de violência contra os clientes.

Naquele dia, após mais uma ação no bar Stonewall Inn, no bairro de Greenwich Village, policiais prenderam algumas drag queens. Quando as obrigavam a entrar em uma viatura, algo incomum aconteceu. Alguns clientes se revoltaram e jogaram garrafas na polícia. Foi o estopim para uma revolta que se estendeu para as ruas ao lado e demorou a ser contida.

Dias depois, lésbicas, gays, bissexuais e transexuais se reuniram naquela que é considerada a primeira grande manifestação no mundo pelos direitos LGBT. No ano seguinte, a primeira parada do orgulho LGBT foi realizada, também em Nova York, para lembrar a revolta de 1969.

Passados 48 anos, um só dia de celebração é pouco. Atualmente, junho todo é ocupado por passeatas e manifestações ao redor do mundo. Para mostrar seu apoio à causa LGBT, o Blog Daquilo fez o ranking das 5 manifestações mais legais ocorridas ao longo deste Mês do Orgulho.

#1 . Rollemberg regulamenta a lei que pune a homofobia no DF

Foto: Bárbara Cabral/CB/D.A Press
Foto: Bárbara Cabral/CB/D.A Press

O governador ignorou a pressão da bancada religiosa da Câmara Legislativa e, na sexta-feira 23, regulamentou a lei que pune a homofobia no DF. A criação de uma lei desse tipo é uma das maiores demandas da comunidade LGBT, afinal o Brasil é um dos países que mais mata lésbicas, gays, bissexuais e transexuais no mundo. Infelizmente, deputados distritais se articularam e derrubaram a lei na segunda-feira passada. A reação da comunidade LGBT veio ontem, com uma manifestação na Casa (foto), onde alguns deputados prometem lutar para invalidar a anulação. Rollemberg também recorreu à Justiça em defesa da lei.

# 2. Essa Coca-Cola é Fanta. E daí?

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

A Coca-Cola mandou bem demais hoje ao realizar uma campanha interna em sua sede no Rio de Janeiro. A empresa distribuiu latas de Fanta com uma embalagem semelhante à de Coca, com os dizeres “Essa Coca-Cola é Fanta. E daí?”, em referência a um ditado preconceituoso usando as duas marcas de bebida. No verso da lata, uma referência à data de hoje. Segundo o site Meio & Mensagem, a empresa não vai comercializar o refrigerante com a embalagem personalizada. Muita gente achou uma pena essa decisão.

# 3. O orgulho do Flamengo de TODOS os seus torcedores

flamengo

O Clube de Regatas do Flamengo resolveu enfrentar a homofobia ainda resistente no futebol e publicou a mensagem acima em sua conta no Twitter logo de manhã. Pregou a diversidade e o respeito a todos. Dá-lhe, Mengão!

# 4. A resistência da comunidade LGBT turca

Foto: Ozan Kose/AFP
Foto: Ozan Kose/AFP

O governo turco proibiu a realização da Parada do Orgulho LGBT de Istambul, marcada para o último domingo, alegando razões de segurança e de ordem pública. Esse foi o terceiro ano seguido de proibição. Mesmo com a determinação e a repressão no dia por parte da polícia, que usou gás lacrimogênio e balas de borracha para dispersar manifestantes, dezenas de pessoas se reuniram e marcharam no distrito de Cihangir, batendo tambores e gritando frases como “Não fique quieto, grite, existem gays!”

# 5. As meias de Justin Trudeau

trudeau

No último dia 25, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, manifestou, com um simples par de meias, seu apoio à ampla tolerância e inclusão. Como a Parada do Orgulho LGBT de Toronto coincidia com o fim do Ramadã, Trudeau usou meias com as cores do arco-íris e a inscrição Eid Muburak, saudação em árabe usada pelos muçulmanos durante celebrações importantes.

Trudeau justificou a escolha das peças: “Tudo isso é sobre incluir pessoas. Por isso, estou feliz em desejar Eid Muburak a todos da fé muçulmana. Trata-se de como celebramos as múltiplas camadas de identidade que fazem o Canadá extraordinário e forte, e hoje celebramos com toda a comunidade LGBTQ”.

Menção honrosa: o tuíte da Vila Sésamo

sesamo

Não podíamos deixar de mencionar o tuíte gracioso da Vila Sésamo no último dia 23. A foto com os personagens compondo um arco-íris foi acompanhada da mensagem “A Vila Sésamo se orgulha de apoiar famílias de todas as formas, tamanhos e cores”.