terminar
‘THE BREAK-UP’ Cena de 'Separados pelo casamento', com Vince Vaughn e Jennifer Aniston.” (Foto: CNS/Melissa Moseley)

Os principais motivos para terminar ou continuar um relacionamento

Publicado em Listas, Pesquisas, Relacionamento

Terminar ou não terminar? Eis uma questão capaz de tirar o sono por noites e noites. Pois um grupo de psicólogos dos Estados Unidos e do Canadá resolveu investigar em que as pessoas tanto pensam quando estão considerando se ficam ou se saem de um relacionamento. A ideia do estudo foi descobrir quais pontos são mais levados em consideração nesse momento de dúvida.

Para os autores do trabalho, publicado na revista especializada Social Psychology and Personality Science, essa informação pode facilitar o trabalho de terapeutas que atendem casais em crise com o relacionamento. Já pra gente, o resultado é uma lista interessante, que pode nos ajudar a refletir sobre nossas próprias histórias.

Antes de vermos a lista, porém, vale destacar um ponto muito interessante do estudo: metade dos participantes disseram para os psicólogos que, no momento da entrevista, tinham motivos tanto para terminar quanto para continuar com seus parceiros. Estavam em dúvida. Quer dizer, se você está sofrendo com a ambiguidade amorosa, saiba: você não está sozinho.

Agora, vamos à  lista. Ou às listas, melhor dizendo.

Motivos para terminar

As principais razões citadas para querer terminar um relacionamento foram iguais tanto para os entrevistados que estavam namorando quanto para os casados. São elas:

– problemas com a personalidade do parceiro;

– quebra da confiança;

– afastamento do parceiro.

Motivos para continuar

Porém, quando precisavam dizer o que mais influenciava na vontade de continuar no relacionamento, casados e namorados apresentaram pontos bem diferentes.

Para os casados:

– o investimento já feito na relação;

– responsabilidade com a família;

– medo da incerteza sobre o que virá depois;

– problemas de logística (onde morar, como dividir bens etc.).

Para os namorados:

– aspectos positivos da personalidade do parceiro;

– a intimidade emocional alcançada;

– momentos de prazer vividos com o companheiro.