gravidez
gravidez Crédito: Adek Berry/AFP gravidez

Coronavírus pode reduzir taxa de nascimentos no mundo, sugere estudo

Publicado em Pesquisas

Com boa parte da população mundial confinada a maior parte do tempo em casa, uma pergunta que surgiu entre especialistas foi: a pandemia de novo coronavírus estimularia um número maior de gravidezes?

Leia também: os cuidados que devem ser tomados na gravidez durante a pandemia

Estudo publicado nesta quinta-feira pela Universidade de Florença, na Itália, sugere que não. Na verdade, segundo a pesquisa, exatamente o oposto deve ocorrer, com a taxa de natalidade caindo devido à preocupação com a covid-19. Os resultados foram publicados no Journal of Psychosomatic Obstetrics and Gynecology.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores entrevistaram 1.482 moradores da Itália e perguntaram se eles planejavam conceber uma criança durante o confinamento. Mais de 80% disseram que não.

Medo da doença e da economia

Além disso, dos 268 participantes que desejavam uma gravidez antes do início da pandemia, quase 40% disseram que abandonaram os planos de aumentar a família. As principais razões para adiar a gravidez foram a preocupação com a situação econômica e possíveis riscos para a criança trazidos pela covid-19.

Para os 60% dos casais que decidiram manter os planos de gravidez, o medo de não ser mais possível conceber no futuro, por questões relacionadas à idade, foi o que mais pesou na decisão.

Segundo os autores, os resultados sugerem que o confinamento não deve produzir um novo baby boom, como se aventou. Os resultados sugerem o contrário. Porém, eles ressaltam que o estudo é limitado à Itália e que “ainda não se sabe se haverá uma modificação substancial na taxa de nascimentos no futuro próximo”.