clareamento do pênis
clareamento do pênis Imagem: Hospital Lelux/Reprodução clareamento do pênis

Clareamento do pênis: a cobrança por um órgão sexual “perfeito” chegou aos homens?

Publicado em Pênis, Sexo e saúde

Os sites especializados em tirar dúvidas médicas mostram que muita gente é intrigada com o fato de a cor do pênis e do saco escrotal ser, em geral, mais escura que a do restante do corpo. É comum que essas páginas recebam perguntas sobre o tema, e a resposta é sempre a mesma: é natural, não é sinal de doença, nem resultado do excesso de masturbação, como alguns chegam a imaginar.

No entanto, a característica, tão natural, parece incomodar muita gente. É o que mostra o sucesso que uma clínica na Tailândia tem tido com a oferta de um tratamento (tratamento?) no mínimo inusitado: clareamento a laser do pênis e de outras partes da virilha masculina.

Segundo a agência de notícias France-Presse, cerca de 100 homens buscam a intervenção estética por mês no Hospital Lelux, localizado em Bangkok, apesar de as autoridades do país terem alertado sobre vários riscos que a técnica oferece. “Muita gente tem perguntado sobre o procedimento. Nós temos de três a quatro clientes por dia”, disse, à agência, Bunthita Wattanasiri, gerente do Departamento de Pele e Laser da clínica tailandesa.

O procedimento, que custa US$ 650 e inclui cinco sessões, virou tema de debate mundial alguns dias atrás, depois que a clínica postou, em sua página no Facebook, a foto de uma das sessões (a imagem que você vê ali em cima). Internautas logo reagiram. “A obsessão… as pessoas não conseguem assumir a cor de sua pele”, escreveu um internauta, enquanto outro rebateu: “Por que não (fazer o procedimento)?”.

O Ministério de Saúde Pública da Tailândia emitiu uma nota que buscou responder justamente a essa última pergunta. Segundo a rede britânica BBC, no texto, o órgão governamental afirma que, além de desnecessário, o tratamento tem possíveis efeitos colaterais, como dor, inflamação e cicatrizes, podendo até mesmo causar infertilidade. “Clareamento do pênis a laser não é necessário, é um gasto de dinheiro e pode resultar em mais efeitos negativos que positivos”, afirmava o comunicado.

Por que homens fazem clareamento do pênis?

Toda a história parece mostrar que a insegurança dos homens com relação à aparência de sua genitália vai além da questão de tamanho. Até agora, a preocupação sobre ter um órgão sexual “bonito” parecia atormentar apenas as mulheres, para quem diferentes intervenções estéticas íntimas foram criadas nos últimos anos.

As cirurgias plásticas genitais, como as que reduzem o tamanho dos pequenos lábios, são uma febre no mundo todo, sendo que o Brasil se tornou campeão na realização de tal procedimento. E estudos apontam que a maior parte das mulheres busca o procedimento motivada apenas por pressões estéticas.

Um levantamento publicado na revista especializada BJOG: An International Journal of Obstetrics and Gynaecology apontou que quase a totalidade das mulheres que buscaram o Serviço Nacional de Saúde dos Estados Unidos para fazer a redução dos pequenos lábios não tinha nenhuma necessidade de realizá-la. Das 33 pacientes entrevistadas no estudo, apenas três apresentavam uma assimetria entre os dois lados que podia ser corrigido por meio de cirurgia, mas nenhuma apresentava um problema real de saúde.

“É surpreendente que todas as participantes do estudo tinham o tamanho dos pequenos lábios normal e, apesar disso, metade delas se disse disposta a tentar fazer a cirurgia (mesmo após ser desaconselhada por um médico)”, disse, à época, Sarah Creighton, autora do levantamento.

O lucrativo negócio da clínica tailandesa indica que um movimento parecido pode acontecer com os homens, especialmente em épocas de fácil acesso à pornografia, por meio da qual os homens são facilmente expostos à imagem do pênis dos atores. Segundo o Hospital Lelux, o tratamento surgiu depois que um homem procurou a instituição incomodado com a cor da virilha. Já a BBC ouviu um dos clientes, um homem de 30 anos, que disse apenas desejar “se sentir mais confortável ao usar um short de natação”.

Mas, afinal, por que o pênis é mais escuro?

A resposta a essa pergunta é simples. O pênis — assim como os pequenos lábios, os mamilos e os cabelos (lembra das pessoas que eram loiras na infância e ficaram com os cabelos escuros?) — escurece naturalmente na puberdade. “É um efeito dos hormônios”, explicou o dermatologista Saunak Patel ao site Medical Daily. Os hormônios liberados com a chegada da adolescência estimula, nessas regiões, células da pele chamadas melanócitos, responsáveis pela pigmentação.

Com o passar dos anos, a cor da pele como um todo também pode ser alterada e é comum que os genitais fiquem ainda um pouco mais escuros. Há casos, raros, em que manchas muitos escuras podem indicar algum problema de saúde, como um início de necrose. Em caso de dúvidas, uma consulta ao médico pode ser útil, mas, na grande maioria das vezes, apenas para tranquilizar o paciente.