casar feliz homem feio
charlotte Cena do seriado Sex and the City: Charlotte e seu segundo marido, Harry. (Crédito: HBO/Reprodução)

Mulheres casadas com homens menos atraentes são mais felizes

Publicado em Pesquisas, Relacionamento

Cara leitora, quer ser feliz no casamento? Case com um homem menos atraente que você. Não, eu não estou puxando a sardinha para o meu lado. É o que a ciência diz, eu juro. E não, você não precisa se casar com alguém feio. Só com alguém menos bonito que você, o que é bem diferente.

Explicando: estudos recentes apontam que mulheres casadas com homens considerados menos atraentes que elas costumam apresentar níveis mais altos de satisfação com o relacionamento, se sentem mais apoiadas pelo marido e se mostram mais felizes com o próprio corpo.

Uma das pesquisas mais recentes sobre o tema foi publicada neste mês na revista Body Image, conduzida pela psicóloga Tania Reynolds, doutoranda na Universidade Estadual da Flórida, nos Estados Unidos. A cientista analisou 113 casais que estavam juntos havia poucos meses e que concordaram em ter sua aparência avaliada por terceiros — assim, fotos de rosto e de corpo dos participantes foram mostradas para pessoas desconhecidas, que deram notas para a atratividade deles. Os casais também preencheram um questionário sobre diversos temas, incluindo sua postura em relação a dietas e à imagem corporal.

Resultado: as mulheres que estavam casadas com homens avaliados como mais atraentes que elas foram as que disseram sentir maior necessidade de fazer um regime para emagrecer. Esse grupo também foi o que mais concordou com frases como “Eu me sinto extremamente culpada depois de comer” e “Eu morro de medo de engordar”, o que nos força a deixar de lado o tom de brincadeira do começo deste texto e ressaltar que o objetivo do estudo e suas conclusões são bastante sérios.

Para Reynolds, a autora da análise, os resultados mostram como fatores sociais podem se tornar uma cobrança pesada para as mulheres e favorecer o aparecimento de distúrbios alimentares. Mulheres costumam ser mais exigidas quanto à aparência física, e sentir que, talvez, não sejam tão bonitas quanto seus companheiros pode favorecer quadros como bulimia e anorexia.

A psicóloga chama a atenção para um papel importante que os homens devem cumprir no casamento. “Uma forma de apoiar sua mulher é reafirmando o quanto ela bonita e o quanto você a ama, independentemente do seu peso ou do seu corpo”, afirma em um comunicado divulgado por sua universidade. “Ou, então, focando no quanto vocês são um casal feliz e enfatizando os pontos positivos, com frases como ‘Eu valorizo você porque você é gentil, inteligente e uma companheira de verdade, que me apoia'”, completa.

Homens bonitos não se esforçam depois de casar?

Essa pesquisa foi feita sob orientação da psicóloga Andrea Meltzer, autora de diversos estudos que apontam níveis de satisfação maior em casais formados por homens menos atraentes que as mulheres. Um de seus trabalhos mais conhecidos, de 2013, foi feito em parceria com outros três pesquisadores americanos e consistia na avaliação de 450 casais pelo período de quatro anos.

No início do estudo (na verdade, quatro estudos conduzidos de forma independente), os casais também foram fotografados e ranqueados de acordo com sua beleza. Ao longo dos quatro anos seguintes, eles responderam, em oito ocasiões, questionários que buscavam avaliar seu grau de satisfação no relacionamento.

Resultado: os homens casados com mulheres mais atraentes que eles mostraram um grau de satisfação crescente. Já as mulheres que haviam casado com um bonitão mostravam-se mais felizes no começo, porém, com o tempo, elas mostravam uma satisfação igual ou menor que a demonstrada inicialmente.

Um dos autores desse estudo, o psicólogo Benjamin Karney, da Universidade da Califórina em Los Angeles (UCLA), realizou outros estudos do tipo, nos quais chegou a uma conclusão semelhante: casais com mulheres mais atraentes que os homens se mostravam mais gentis e dispostos a ser colaborativos uns com os outros.

Diante das evidências, Karney arriscou uma explicação para o fenômeno: “Os maridos parecem ser mais comprometidos e mais preocupados em agradar suas esposas quando eles sentem que estão fazendo um bom negócio”, disse em entrevista ao serviço de comunicação da UCLA. “Seria um exagero dizer que nenhuma mulher deve se casar com um homem mais atraente que ela. Mas é verdade que, em geral, quando homens são mais atraentes que as esposas, eles são menos dedicados. Talvez porque achem que têm outras alternativas. Enquanto isso, os homens com mulheres atraentes pensam: ‘Uhu! Eu dei sorte!'”, completa.