casamento-beneficios-saude-vantagem

As vantagens (para a saúde) de ser casado

Publicado em Listas, Pesquisas

Todo junho, uma romaria de solteiros corre para igrejas de todo o país com um só pedido em mente: que Santo Antônio os ajude a encontrar a cara-metade. O que, provavelmente, muitos não sabem é que, caso sejam bem-sucedidos e encontrem o caminho do altar, ganharão mais que um parceiro na alegria e na tristeza. Ganharão também mais saúde. Sim, o casamento — e casamento aqui significa ter um parceiro de vida, e não ter assinado um papel — faz um bem danado à saúde, mostram diversos estudos.

A seguir, o Blog Daquilo lista seis vantagens que a vida a dois pode trazer. E, depois, faz algumas ressalvas.

1. Reduz o estresse

Uma das pesquisas mais recentes sobre o tema, divulgada em fevereiro deste ano pela Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos, apontou que pessoas casadas têm, em geral, níveis menores de cortisol, o hormônio do estresse. Essa substância, ao circular em grandes quantidades e por muito tempo no corpo, prejudica a regulação de processos inflamatórios, o que favorece o desenvolvimento de uma série de doenças.

O resultado desse estudo veio depois de os cientistas analisarem a saliva de 572 pessoas entre 21 e 55 anos. Uma pesquisa semelhante, também baseada na análise de saliva e feita com estudantes na Universidade de Chicago, chegou à mesma conclusão. “Apesar de o casamento poder ser bastante estressante, ele parece ajudar as pessoas a lidarem com outros fatores estressante da vida”, analisou Dario Maestripieri, um dos autores dessa segunda análise, publicada na revista especializada Stress.

2. Aumenta as chances de sobreviver a um ataque cardíaco

Essa conclusão é da University of East Anglia, no Reino Unido, e foi apresentada em junho do ano passado na Conferência da Sociedade Cardiovascular Britânica. Os pesquisadores estudaram 25 mil casos de ataque cardíaco ocorridos entre 2000 e 2013 e perceberam que a taxa de sobrevivência dos casados era 14% maior que a dos solteiros.

Para Nicholas Gollop, um dos autores, o diferencial parece ser o apoio que uma pessoa casada recebe do parceiro depois de sofrer o ataque. Na opinião do especialista, esse dado serve de alerta para a comunidade médica, que deve orientar sempre familiares e amigos dos pacientes a prestarem a ajuda necessária depois de um episódio desse tipo.

3. Combate o alcoolismo

Um estudo da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, comparou os hábitos de 2.425 pares de gêmeos do mesmo sexo e notou que, quando um dos irmãos era casado e outro não, o solteiro tinha maior risco de abusar do álcool. A conclusão, publicada em agosto de 2016 no Journal of Family Psychology, é que estar casado faz a pessoa beber menos e com menos frequência.

4. Faz você entrar em menos encrenca

A pesquisa que chegou a essa conclusão é da Universidade Estadual de Ohio e mostra, na verdade, que só de ter a intenção de se casar, um jovem passa a ter comportamentos menos perigosos, como o de se envolver em pequenos delitos. É como se a pessoa dissesse a si mesma que, já que vai se casar, melhor começar a agir como alguém mais centrado e responsável. E aí, as chances de se dar mal e acabar sofrendo algum ferimento diminuem drasticamente. “As pessoas que querem compromisso acreditam que precisam agir de determinada maneira para serem atraentes à pessoa com quem desejam se casar”, explicou ao Correio Rachel Arrocho, uma das autoras do estudo, na época em que ele foi publicado, no Journal of Marriage and Family.

5. Casamento dá mais forças para lutar contra um câncer

Cientistas analisaram dados de quase 800 mil pacientes do Registro de Câncer da Califórnia e notaram que as pessoas casadas apresentavam taxas de sobrevivência à doença maiores do que as não casadas. O benefício era ainda mais claro para as mulheres, notaram os autores do trabalho, publicado em abril de 2016 na revista especializada Cancer.

“Oncologistas deveriam se atentar para o fato de um aumento na mortalidade por câncer entre pessoas não casadas é um dado real”, destacou a principal autora do estudo, María Elena Martínez. “Médicos deveriam perguntar aos seus pacientes solteiros se eles têm alguém próximo para ajudá-los física e emocionalmente durante o tratamento.”

6. Garante alguns anos a mais de vida a partir da meia-idade

Depois de tantos resultados positivos sobre o casamento, esse dado é mais que esperado. Mas um estudo resolveu confirmá-lo, e conseguiu. Um time do Centro Médico da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, analisou dados de 4.802 pessoas que participaram de um estudo longitudinal iniciado nos anos 1940. A pesquisa revelou que estar casado ou ter um parceiro quando se chega à meia-idade é um fator que protege contra a morte prematura. Aqueles que chegaram solteiros, viúvos ou separados nessa fase da vida tinham uma chance duas vezes mais alta de morrer antes de alcançar a terceira idade. Os resultados foram publicados em janeiro de 2013 no jornal especializado Annals of Behavioral Medicine.

Ressalva 1: só valem casamentos felizes!

Os benefícios da vida conjugal, porém, só parecem valer se a pessoa está feliz. Um estudo da Universidade Estadual de Michigan analisou dados de 1.200 casais americanos e percebeu que, as pessoas muito críticas aos parceiros que viam o companheiro como um fardo, por exemplo, tinham um risco duas vezes maior de sofrer com problemas cardíacos. O estudo, de novembro de 2014, foi publicado no Journal of Health and Social Behavior.

Ressalva 2: casamento engorda

Pesquisas mostram que o senso comum está certo. Juntar os trapos faz as pessoas ganharem peso. Estudo de 2015 da Universidade da Basileia, na Suíça, avaliou 10.226 pessoas de nove países europeus e constatou que, enquanto o índice de massa corpórea (IMC) dos solteiros era, em média, de 25,7 nos homens e 25,1 nas mulheres, as taxas subiam para 26,3 e 25,6 nos casados, respectivamente. O problema, obviamente, não é de aparência. Segundo os especialistas, como o excesso de massa corporal pode levar a problemas de saúde, esse poderia ser um dos efeitos nocivos mais comuns do casamento.

Ressalva 3: vida de solteiro não é atestado de má saúde

Todos esse estudos olham dados muito gerais e se baseiam em médias das populações avaliadas. Evidentemente, há muito solteiro mais saudável e mais longevo que muito casado. Além disso, um estudo da Universidade Estadual de Michigan, de 2008, apontava que os índices de saúde entre solteiros e casados vêm se tornando mais parecidos com o passar dos anos. Os pesquisadores compararam dados de saúde dos americanos entre 1972 e 2003 e viram que as vantagens para os casados, apesar de persistirem, diminuíram consideravelmente ao longo de três décadas. Os dados saíram no Journal of Health and Social Behavior.