Pessoas se sentem mais dispostas a trair em festas de fim de ano, aponta pesquisa

Compartilhe
Crédito: Reprodução / Freepik — Traições são mais propensas de ocorrer em festas de fim de ano

Relações extraconjugais são mais propensas a ocorrer no período de festas de fim de ano, segundo pesquisa

Tradicionalmente conhecidas como um período de reunião familiar, as festas de fim de ano também são caracterizadas por reforçar dinâmicas de relacionamentos extraconjugais. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa do aplicativo de relações não monogâmicas Gleeden. Os dados revelaram que 53% dos usuários se sentiram mais propensos a viver experiências fora dos relacionamentos durante o período festivo.

Dos entrevistados, 40% relataram sentir liberdade de explorar relações extraconjugais nas celebrações, e 55% afirmaram que o clima das festas de fim de ano facilitou o tipo de envolvimento. Metade das pessoas notaram um aumento de traições de parceiros e conhecidos durante as festividades. No entanto, 74% dos participantes dificilmente perdoariam traições nesse contexto.

A sexóloga Luciane Cabral explica o que leva as pessoas a se sentirem mais inclinadas a trair durante as festas de fim de ano: “Nas relações, não é cultural falar sobre desejos e prazer. Muitas vezes, as pessoas esperam ‘oportunidades’ para se sentirem prontas a viver novas experiências. Essa energia de encerrar um ano e iniciar um novo, junto com o clima do verão, aflora a sensualidade.”

Luciana afirma que a infidelidade é dolorosa por fugir de combinados românticos de alguns casais. O Natal, por trazer questões de união e família, pode sensibilizar e evidenciar a dor de uma traição. “Por isso, dialogar e expor desejos é o melhor caminho para se distanciar dessas situações”, complementa.

Para a sexóloga, o equilíbrio entre liberdade pessoal e compromisso mútuo pode ser alcançado a partir do diálogo. “Combinados podem ser revistos e mudados, mas saiba com quem você se relaciona”, alerta. Luciana sugere a discussão sobre modelos não monogâmicos para evitar conflitos de infidelidade durante as celebrações.

Bianca Lucca

Posts recentes

Como a libido muda com a idade, o gênero e a sexualidade

O desejo sexual não se mantém estável ao longo da vida e varia conforme a idade, o…

2 dias atrás

Do erotismo ao drama: filmes com cenas de sexo que marcaram 2025

Em 2025, o cinema voltou a tratar o sexo menos como choque gratuito e mais…

4 semanas atrás

Pílula do dia seguinte registra pico de vendas após virada do ano

Entre brindes, contagens regressivas e promessas de recomeço, o ano-novo também deixa rastros menos celebrados nas prateleiras…

4 semanas atrás

Fraturas penianas disparam entre 24 e 26 de dezembro, aponta estudo

Entre ceias fartas, encontros familiares e trocas de presentes, o Natal guarda uma estatística urológica pouco comentada.…

4 semanas atrás

Livros para entender as novas formas de amar e se relacionar

Amar nunca foi uma experiência estática nem restrita a um único modelo. Em um cenário…

4 semanas atrás

Transar com o ex da amiga é traição? Entenda limites e condutas

Na quinta temporada de Emily in Paris, a amizade entre Emily (Lily Collins) e Mindy…

1 mês atrás