Atrás ou de trás? Depende da regência. Compare os verbos correr e sair: Correr atrás do prejuízo? Nem pensar. Corra atrás do lucro. Fuja do prejuízo. O leão saiu de trás da árvore. Foi um susto.
***
Li no jornal: “Uma multidão, a maioria vestida de vermelho, percorreram ontem as ruas de Caracas atrás do caixão com o corpo do presidente Hugo Chávez, cujo local de sepultamento é ainda incerto”. O certo não seria: “Uma multidão, a maioria vestida de vermelho, percorreu ontem as ruas de Caracas”?
Ops! Trata-se da concordância do coletivo. Na época em que o professor ensinava e o aluno aprendia, a moçada sabia na ponta da língua: sujeito coletivo exige o verbo no singular. Assim: O povo aplaudiu. A boiada seguiu a trilha. A matilha raivosa perseguiu o intruso. Uma multidão percorreu as ruas de Caracas.
***
Há uma dúvida que carrego há muito tempo. Volta e meia, principalmente em narrações automobilísticas, ouço assim dizer: os três primeiros colocados são a, b e c. O correto não seria os três mais bem colocados?
A língua é um sistema de possibilidades. Democrática, permite que se diga a mesma coisa de jeitos diferentes. É o caso. Você pode dizer os três primeiros colocados, os três mais bem colocados, os que vão para o pódio. E por aí vai. Escolha.
A língua é pra lá de sociável. Conversa sem se cansar. E, no vai e…
Porcentagem joga no time dos partitivos como grupo, parte, a maior parte. Aí, a concordância…
O nome do mês tem origem pra lá de especial. O pai dele é nada…
Terremoto tem duas partes. Uma: terra. A outra: moto. As quatro letras querem dizer movimento.…
As línguas adoram bater papo. Umas influenciam as outras. A questão ficou tão banalizada que…
Nome de tribos indígenas não tem pedigree. Escreve-se com inicial minúscula (os tupis, os guaranis,…