Oba! As férias chegaram. Xô, escola! Xô, trabalho! Xô, seriedade! Sombra e água fresca pedem passagem. Abram-lhes alas. Com um cuidado — a palavra férias só se usa no plural. Artigo, adjetivos, pronomes e verbos a ela relacionados concordam com a boa-vida: Minhas férias escolares começaram mais cedo porque fui dispensado das provas. Vão longe as férias que passei no Rio. Gosto das férias natalinas. Felizes férias, moçada!
Óculos
Férias joga no time de óculos. Só existe no plural — meus óculos, os óculos, óculos escuros, óculos coloridos. Nas férias, perdi meus óculos. Alguém os achou? Não? Então preciso de óculos novos. Vou comprar uns de R$ 1,99. Eles quebrarão o galho até a volta.
Inveja
As palavras são criaturas dos homens. Como os criadores, sentem inveja. Algumas adoraram as excentricidades de férias e óculos. Foram atrás. Também só se usam no plural. É o caso de anais, antolhos, cãs, condolências, exéquias, fezes, núpcias, olheiras, pêsames, víveres. Ops! Os naipes do baralho entraram na onda: dama de copas, rei de espadas, dois de ouros, nove de paus.
A língua é pra lá de sociável. Conversa sem se cansar. E, no vai e…
Porcentagem joga no time dos partitivos como grupo, parte, a maior parte. Aí, a concordância…
O nome do mês tem origem pra lá de especial. O pai dele é nada…
Terremoto tem duas partes. Uma: terra. A outra: moto. As quatro letras querem dizer movimento.…
As línguas adoram bater papo. Umas influenciam as outras. A questão ficou tão banalizada que…
Nome de tribos indígenas não tem pedigree. Escreve-se com inicial minúscula (os tupis, os guaranis,…