Sem confusão, por favor

Compartilhe

A língua tem expressões pra lá de parecidas. Por isso, ao menor descuido, a confusão é certa. A gente emprega uma no lugar da outra. O resultado é um só — perde preciosos pontinhos no concurso, no vestibular ou no trabalho. É o seu caso? Faça o teste. Leia com cuidado as frases e assinale as que merecem nota mil. Vamos lá?

a. Eles se sentam à mesa e os pratos ficam na mesa. b. Em princípio, o ministro se negou a pedir desculpas aos idosos. Depois, com a reação popular, voltou atrás. c. Literatura e história são disciplinas afins. d. O pai, feliz, correu de encontro ao filho para abraçá-lo E daí?

Escolheu as letras a e c? Acertou em cheio. Você conhece as manhas das expressões que confundem. Elas não pegam você pela perna.Preferiu outra opção? Nada feito. Você se esqueceu de um pormenor importante: parecido não é igual. Preste atenção ao original. Respire fundo e dê uma lidinha na lição. À mesa, na mesa

Comer na mesa quer dizer mais ou menos isto: pôr a comida sobre a mesa — direto, sem prato. Gente educada come à mesa. E põe a comida na mesa. Ou seja, sobre a mesa. É o mesmo que sentar-se. Nós sentamos à mesa. Sentar na mesa? É fazer a mesa de cadeira.   Em princípio? A princípio?

Em princípio significa antes de mais nada, antes de qualquer consideração, teoricamente, em tese, de modo geral: Em princípio, toda mudança é benéfica. Estamos, em princípio, abertos a todas as novidades tecnológicas.

A princípio quer dizer no começo, inicialmente: A princípio, o Brasil era o favorito das apostas. Depois da partida, deixou de sê-lo. Toda conquista é, a princípio, muito excitante. Com o tempo, pode mudar de figura.

É o caso do ministro. A princípio (no começo), ele negou-se a pedir desculpas. Depois, com medo de perder o emprego, mudou de idéia. Afim e a fim de

Afim não se escreve coladinha por acaso. É que os iguais se atraem. Afim significa ‘que tem afinidade, semelhança’: PSDB e PT têm idéias afins. História e literatura são matérias afins. O espanhol é língua afim ao português. Cunhado é parente afim. Sogro também.

A fim de quer dizer para: Saiu cedo a fim de (para) pegar o avião. Tirou férias a fim de se preparar para o casamento.

Na linguagem da brotolândia, a fim de vira a fim:

— Vamos ao cinema? — Não estou a fim (com vontade de ir). De encontro, ao encontro

De encontro significa contra, oposição, choque: O carro foi de encontro à árvore. As pesquisas vão de encontro ao desejo da oposição.

Ao encontro de indica situação favorável: O pai, feliz, correu ao encontro da família. O pai foi ao encontro do filho. O projeto veio ao encontro dos planos do governo.  

Teste

A opção que enche a gente de orgulho é:

a. O gesto do governador pegou mal. Ele sentou-se na mesa para comer. b. O gesto do governador pegou mal. Ele sentou-se à mesa para comer   A resposta? É a b, claro.

Dad Squarisi

Publicado por
Dad Squarisi

Posts recentes

  • Dicas de português

Dicas de português: Páscoa, coelhinhos e chocolate

A língua é pra lá de sociável. Conversa sem se cansar. E, no vai e…

1 ano atrás
  • Dicas de português

Os desafios da concordância com porcentagem

Porcentagem joga no time dos partitivos como grupo, parte, a maior parte. Aí, a concordância…

1 ano atrás
  • Dicas de português

Você sabe a origem do nome do mês de março?

O nome do mês tem origem pra lá de especial. O pai dele é nada…

1 ano atrás
  • Dicas de português

O terremoto na Turquia e a língua portuguesa

Terremoto tem duas partes. Uma: terra. A outra: moto. As quatro letras querem dizer movimento.…

1 ano atrás
  • Dicas de português

Anglicismos chamam a atenção na língua portuguesa

As línguas adoram bater papo. Umas influenciam as outras. A questão ficou tão banalizada que…

1 ano atrás
  • Dicas de português

A simplicidade na escrita dos nomes de tribos indígenas

Nome de tribos indígenas não tem pedigree. Escreve-se com inicial minúscula (os tupis, os guaranis,…

1 ano atrás