Saudação e agradecimento

Compartilhe

“Ninguém merece”, exclamou Josemar Dantas a plenos pulmões. Os colegas se viraram. E se entreolharam. O que teria levado o experimentado jornalista a perder a paciência? Ao ver a reação de repórteres e editores, ele explicou:

— Recebo dezenas de e-mails por dia. O emprego de dois verbos me tira do sério. Ao ler “cumprimentando-lhe” e “agradeço-o”, tenho a impressão de que ninguém mais estuda regência verbal. Será?

Os colegas respiraram aliviados. Eles sabem que regência é calo no pé. Como a análise sintática caiu de moda, a moçada desconhece se o verbo é transitivo direto ou indireto. Deixa-se guiar pelo ouvido. Dá no que dá.

Macete

Cumprimentar é verbo regular. Conjuga-se como cantar, pular, estudar. A origem vira-lata tem vantagem. Todos lhe acertam a flexão. A grafia não goza o mesmo privilégio. Muitos escrevem “comprimentar”. Ops! A troca do u pelo o denuncia pouca familiaridade com a língua escrita. O velhos professores, cientes de que macetes ajudam a memória, diziam pra moçada:

— Cumprimentar equivale a saudar. Cumprimento, a saudação.

Assim, na dúvida, bastava se lembrar do significado. Ambos têm um denominador comum. É o u: Dilma cumprimentou o ministro com frieza. Cumprimento meus amigos que fazem aniversário.

Regência

A gente cumprimenta alguém ou cumprimenta a alguém? Alto lá! Não complique as coisas. Nós cumprimentamos alguém. Cumprimentamos o diretor. Cumprimentamos os pais. Cumprimentamos os aprovados. O verbo é transitivo direto. Exige objeto direto. Na troca do objeto pelo pronome, o o pede passagem: cumprimento-o, cumprimento-a.

Gratidão

Agradecer joga em outro time. Nós agradecemos a alguém. A preposição diz que estamos diante de um verbo que exige distância. Verbo e complemento são separados pela preposição. Daí receber o nome de transitivo indireto: Agradeci ao professor pela explicação. Agradeço ao colega pela ajuda. Agradeceram aos médicos pela doação de remédios.

Às vezes, queremos substituir o complemento pelo pronome pessoal. O lhe pede passagem. Só ele tem vez com com objetos indiretos: Agradeci-lhe pela explicação. Agradeço-lhe pela ajuda. Agradeceram-lhes pela doação de remédios.

Dad Squarisi

Publicado por
Dad Squarisi

Posts recentes

  • Dicas de português

Dicas de português: Páscoa, coelhinhos e chocolate

A língua é pra lá de sociável. Conversa sem se cansar. E, no vai e…

2 anos atrás
  • Dicas de português

Os desafios da concordância com porcentagem

Porcentagem joga no time dos partitivos como grupo, parte, a maior parte. Aí, a concordância…

2 anos atrás
  • Dicas de português

Você sabe a origem do nome do mês de março?

O nome do mês tem origem pra lá de especial. O pai dele é nada…

2 anos atrás
  • Dicas de português

O terremoto na Turquia e a língua portuguesa

Terremoto tem duas partes. Uma: terra. A outra: moto. As quatro letras querem dizer movimento.…

2 anos atrás
  • Dicas de português

Anglicismos chamam a atenção na língua portuguesa

As línguas adoram bater papo. Umas influenciam as outras. A questão ficou tão banalizada que…

2 anos atrás
  • Dicas de português

A simplicidade na escrita dos nomes de tribos indígenas

Nome de tribos indígenas não tem pedigree. Escreve-se com inicial minúscula (os tupis, os guaranis,…

2 anos atrás