No post “Redação 11”, você enfrentou um desafio diferente. Precisou dissecar um texto integral – “O lobby do espanhol”. Analisou a introdução. Depois, o desenvolvimento. Por fim, chegou à conclusão. Feita a leitura atenta, foi a vez de preencher o esquema. Eis a resposta:
Assunto: ensino do espanhol
Leitor: leitores da Folha de S. Paulo
Tópico: proposta de tornar obrigatório o espanhol nos ensinos fundamental e médio
Objetivo: apresentar argumentos contrários à proposta que torna obrigatório o ensino do espanhol
Frase que sintetiza o objetivo do texto: Apesar de sua importância, não se justifica a proposta de tornar o seu ensino obrigatório no país.
Sentença de abertura: Ninguém duvida da beleza do idioma de Cervantes nem de sua utilidade.
Tópico frasal do 1º parágrafo do desenvolvimento: O projeto contraria a Lei de diretrizes e Bases da Educação (LDB).
Tópico frasal do 2º parágrafo do desenvolvimento: E, por maiores que sejam os méritos literários do espanhol, em termos de utilidade essa língua não se compara ao inglês, pela simples razão de que o idioma de Tio Sam é muito mais abrangente.
Idéia da conclusão: o projeto contraria a maior virtude da LDB – deixar que cada comunidade escolha a língua que melhor lhe convém. Xô!
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