Regras de ouro do estilo (8)

Compartilhe

Vem, tesoura

1. Corte, nas datas, os substantivos dia, mês e ano: em vez de no mês de janeiro, janeiro; no mês de novembro, novembro; no ano de 2013, 2013.

2. Livre-se de artigos indefinidos. Em 99% das frases, a criatura sobra: No fim de semana, houve (um) entra e sai na Papuda como jamais se viu. Os presidenciáveis prometem traçar (um) plano de redução dos gastos públicos. O deputado pediu (um) adiamento da votação do projeto.

3. Casse possessivos. O pronomes seu e sua são uma das piores pragas do texto. Além de sobrecarregar a frase, tornam-na ambígua. Xô! Assim: Levantou a (sua) mão pra dizer que estava presente. Com ar divertido, mexeu os (seus) ombros. Balançou a (sua) cabeça com graça. Calçou os (seus) sapatos às pressas. A campanha foi equilibrada até o (seu) fim. Pra manter o (seu) ritmo de crescimento, o agronegócio precisa de excelentes estradas. O empresário endurece as (suas) críticas ao governo.

4. Mande os adjetivos-ônibus plantar batata. Termos vazios e inexpressivos, eles se aplicam a qualquer substantivo. É o caso de maravilhoso, formidável, fantástico, lindo, bonito, espetacular, bonito, interessante & cia. ilimitada. Xô!

5. Expulse os adjetivos-chavões. Associados a certos substantivos, os mesmeiros formam lugares-comuns pela insistência do uso. Fuja deles. É fácil: ascensão meteórica (em que consiste?), lucros fabulosos (quanto?), inflação galopante (índice?), congestionamento monstruoso (quantos carros?), prejuízos incalculáveis (valor aproximado?), vitória esmagadora (número de votos? Percentagem?).

6. Enxote pronomes enxotáveis. É o caso de todos e algum. Como? Basta conhecer as manhas do artigo definido. Ao dizer “os professores entraram em greve”, englobam-se todos os mestres. Se não são todos, o artigo não tem vez: Professores entraram em greve.

Compare:

A presidente convocou todos os ministros. A presidente convocou os ministros. A presidente convocou alguns ministros para a reunião. A presidente convocou ministros para a reunião. Vou à missa todos os domingos. Vou à missa aos domingos. Na sala, há algumas crianças superdotadas. Na sala, há crianças superdotadas.

Dad Squarisi

Publicado por
Dad Squarisi

Posts recentes

  • Dicas de português

Dicas de português: Páscoa, coelhinhos e chocolate

A língua é pra lá de sociável. Conversa sem se cansar. E, no vai e…

1 ano atrás
  • Dicas de português

Os desafios da concordância com porcentagem

Porcentagem joga no time dos partitivos como grupo, parte, a maior parte. Aí, a concordância…

2 anos atrás
  • Dicas de português

Você sabe a origem do nome do mês de março?

O nome do mês tem origem pra lá de especial. O pai dele é nada…

2 anos atrás
  • Dicas de português

O terremoto na Turquia e a língua portuguesa

Terremoto tem duas partes. Uma: terra. A outra: moto. As quatro letras querem dizer movimento.…

2 anos atrás
  • Dicas de português

Anglicismos chamam a atenção na língua portuguesa

As línguas adoram bater papo. Umas influenciam as outras. A questão ficou tão banalizada que…

2 anos atrás
  • Dicas de português

A simplicidade na escrita dos nomes de tribos indígenas

Nome de tribos indígenas não tem pedigree. Escreve-se com inicial minúscula (os tupis, os guaranis,…

2 anos atrás