Redação 5

Compartilhe



Definir o objetivo

Há quatro dias, o blog vem falando de redação. O primeiro passo foi tirar a máscara da dissertação. Dissertar é mandar recado. Para que a mensagem seja entendida, alguns cuidados se impõem. Um deles: delimitar o tema. O outro: ficar de olho no leitor.


O autor tem de ser humilde. Precisa dar-se conta de que não vai escrever nenhum verbete de enciclopédia, mas um texto de 30 ou 40 linhas. Tem, por isso, de escolher um tópico –­ aspecto sobre o qual discorrer. A delimitação do tema foi o assunto do terceiro post.


Escrever é verbo transitivo. Quem escreve escreve para alguém. Para quem? A resposta define o texto a ser escrito. Imagine uma receita de sobremesa e três receptores diferentes. Um: a cozinheira da sua casa. Outro: seu colega de trabalho. O último: leitores da revista Playboy. Conclusão: o assunto é o mesmo. Mas os textos serão diferentes. Quem ditou a diferença? O leitor. A importância da audiência foi o tema do quarto post.


Aonde você vai?

Delimitado o tema e escolhida a audiência, é hora de determinar o objetivo. Para quem não sabe aonde vai qualquer caminho serve. Só que o indeciso perde muito tempo. E tempo é o bem mais escasso nas provas. Definir a rota de primeira ajuda a ganhar pontos. A rota é o objetivo.


Como chegar ao objetivo da dissertação? Você tem o tópico (o tema delimitado). Sabe quem vai ler o texto. Pergunte-se: com este tópico, para este leitor, o que quero? Surgirão várias respostas. A que você escolher será seu objetivo.


Exemplo

Tema: vestibular

Tópico: o estresse do vestibular

Leitor: seus colegas de sala

Objetivo (o que quero?): sugerir formas de combater o estresse do vestibular; analisar as causas do estresse no vestibular; apresentar as conseqüências do estresse do vestibular; demonstrar que o estresse é decorrente da falta de planejamento do vestibulando.


De olho no tópico e no leitor, foram sugeridos quatro objetivos. Escolheu o seu? Pronto. Você tem seu caminho. Não vai se perder pelos atalhos da estrada. Agora, o desafio é outro. Sustentar a tese. É hora de buscar argumentos — ­ assunto das próximos capítulos.


Reparou? A redação dos objetivos tem uma marca: começa com verbo no infinitivo (sugerir, analisar, apresentar, demonstrar). E todos estão centrados no autor. O dono da caneta não depende de ninguém. Poderoso, tem todas as condições de sugerir, analisar, apresentar ou demonstrar.


Teste

Quer testar sua habilidade de definir objetivos? O objetivo é a alma da dissertação. Ele tem de estar amarrado ao tema e ao leitor. Dê vez a seu senso crítico e escolha o melhor objetivo para o planejamento proposto:

Tema: Tóxicos

Leitor: adolescentes

Objetivo 1: demonstrar que as drogas prejudicam a saúde do usuário
Objetivo 2: expor os diferentes tipos de drogas
Objetivo 3: provar que é possível curtir a vida sem recorrer a drogas

E daí? A, b ou c? Aguarde a resposta.

Dad Squarisi

Publicado por
Dad Squarisi

Posts recentes

  • Dicas de português

Dicas de português: Páscoa, coelhinhos e chocolate

A língua é pra lá de sociável. Conversa sem se cansar. E, no vai e…

1 ano atrás
  • Dicas de português

Os desafios da concordância com porcentagem

Porcentagem joga no time dos partitivos como grupo, parte, a maior parte. Aí, a concordância…

1 ano atrás
  • Dicas de português

Você sabe a origem do nome do mês de março?

O nome do mês tem origem pra lá de especial. O pai dele é nada…

1 ano atrás
  • Dicas de português

O terremoto na Turquia e a língua portuguesa

Terremoto tem duas partes. Uma: terra. A outra: moto. As quatro letras querem dizer movimento.…

1 ano atrás
  • Dicas de português

Anglicismos chamam a atenção na língua portuguesa

As línguas adoram bater papo. Umas influenciam as outras. A questão ficou tão banalizada que…

1 ano atrás
  • Dicas de português

A simplicidade na escrita dos nomes de tribos indígenas

Nome de tribos indígenas não tem pedigree. Escreve-se com inicial minúscula (os tupis, os guaranis,…

1 ano atrás