Que gelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaado!

Compartilhe

Tomou banho hoje? Não se trata de qualquer banho. Mas de banho com água pra lá de fria e muito gelo. Famosos entraram na onda. Entre eles, Gisele Bündchen, Lady Gaga, Bill Gates, Neymar, George W. Bush, Fátima Bernardes & cia. de celebridades. A proeza tem objetivo nobre — chamar a atenção para a esclerose lateral amiotrófica. Valha-nos, Deus. O palavrão dá nome a doença rara, que afeta os movimentos.

A campanha ganhou a internet e virou moda. Já arrecadou mais de 5 milhões de dólares. O sucesso se tornou assunto em Europa, França e Bahia. Quando chegou a esta alegre Pindorama, pintou a dúvida. Alguns dizem “eu banhei com água gelada”. Outros, “eu me banhei com água gelada”. E daí? Ao entrar debaixo do chuveiro, a gente banha ou se banha?

Dois times

Os verbos são seres pra lá de ardilosos. Inconstantes, viram a casaca como nós trocamos de camiseta. É o caso de banhar. Ora ele pede pronome. Ora o dispensa. Como saber? Analise o período:

Maria banha o filho.

Maria funciona como sujeito. O filho, como objeto direto. (O verbo é transitivo direto. O sujeito e o objeto direto são pessoas diferentes.) Às vezes, o sujeito e o objeto são a mesma pessoa: Maria banha Maria.

Pra evitar a repetição e tornar o enunciado mais claro, o pronome ocupa o lugar do objeto direto: Maria se banha. Eu me banho. Tu te banhas. Ele se banha. Nós nos banhamos. Eles se banham.

Mais exemplos

Tornar-se pronominal não é privilégio de banhar. Outros verbos jogam na mesma equipe — o sujeito e o objeto direto são a mesma pessoa. Quer ver? Maria fere a si mesma. (Maria se fere.) Eles machucam o dedo. (Eles se machucam.) A universidade forma o aluno. (O aluno se forma.) O galã apaixona a moça. (A moça se apaixona.) O juiz livra o réu. (O réu se livra.) Nós maquiamos as noivas. (As noivas se maquiam. Nós nos maquiamos.)

E daí?

Vai entrar na onda do banho de balde? Sim? Então se banhe rapidinho. Se demorar, uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! Além de sentir frio, você se resfria.

Dad Squarisi

Publicado por
Dad Squarisi

Posts recentes

  • Dicas de português

Dicas de português: Páscoa, coelhinhos e chocolate

A língua é pra lá de sociável. Conversa sem se cansar. E, no vai e…

2 anos atrás
  • Dicas de português

Os desafios da concordância com porcentagem

Porcentagem joga no time dos partitivos como grupo, parte, a maior parte. Aí, a concordância…

2 anos atrás
  • Dicas de português

Você sabe a origem do nome do mês de março?

O nome do mês tem origem pra lá de especial. O pai dele é nada…

2 anos atrás
  • Dicas de português

O terremoto na Turquia e a língua portuguesa

Terremoto tem duas partes. Uma: terra. A outra: moto. As quatro letras querem dizer movimento.…

2 anos atrás
  • Dicas de português

Anglicismos chamam a atenção na língua portuguesa

As línguas adoram bater papo. Umas influenciam as outras. A questão ficou tão banalizada que…

2 anos atrás
  • Dicas de português

A simplicidade na escrita dos nomes de tribos indígenas

Nome de tribos indígenas não tem pedigree. Escreve-se com inicial minúscula (os tupis, os guaranis,…

2 anos atrás