Na cidade, existem os ônibus. Eles conduzem 42 passageiros sentados e outros tantos de pé. Na língua, há palavras-ônibus. Elas se parecem com o transporte coletivo. Com montões de significados, os polivalentes servem pra tudo.
Coisa, por exemplo, é um minhocão. Assemelha-se a ônibus papa-fila. As cinco letrinhas comportam todo o dicionário. “Comprei uma coisa pra você” pode ser… qualquer coisa.
Há verbos que se encaixam em qualquer contexto. São os verbos-ônibus. É o caso de fazer, pôr, dizer, ter e ver. Genéricos e incolores, tornam a frase vaga e imprecisa. Com paciência, a gente pode se livrar deles. Quer ver?
Fazer: Fazer uma fossa. (Cavar uma fossa.) Fazer a estátua de mármore. (Esculpir a estátua de mármore.) Fazer o trajeto de carro. (Percorrer o trajeto de carro.) Fazer direito. (cursar direito.) Fazer artigo para o jornal. (Redigir (ou escrever) artigo para o jornal.) Fazer discursos. (Proferir discursos.)
Pôr: Pôr uma palavra no parágrafo. (Acrescentar uma palavra no parágrafo.) Pôr a sonda na ferida. (Introduzir a sonda na ferida.) Pôr o futuro do subjuntivo na frase. (Empregar o futuro do subjuntivo na frase.) Pôr a roupa no armário. (Guardar a roupa no armário.) Pôr dinheiro no banco. (Depositar dinheiro no banco.)
Dizer: Dizer poemas. (Declamar poemas.) Dizer o segredo. (Revelar o segredo.) Dizer exemplos. (Citar exemplos.) Dizer a história. (Contar a história.)
Ter: Ter boa reputação. (Gozar boa reputação.) Ter o respeito dos subordinados. (Conquistar o respeito dos subordinados.) Ter dor de cabeça. (Sentir dor de cabeça.) Ter 10 metros. (Medir 10 metros.) Ter 50 quilos. (Pesar 50 quilos.)
Ver: Ver a beleza do quadro. (Admirar a beleza do quadro.) Ver os menores detalhes. (Observar os menores detalhes.) Ver pela fechadura. (Espiar pela fechadura.)
Reparou? A precisão do verbo dá clareza à ideia. Vale a pena persegui-la. Empregar a palavra certa para o contexto é exercício difícil. Dá trabalho. Exige atenção, cuidado, paciência. E pesquisa. Consultar o dicionário ajuda. E como!
A língua é pra lá de sociável. Conversa sem se cansar. E, no vai e…
Porcentagem joga no time dos partitivos como grupo, parte, a maior parte. Aí, a concordância…
O nome do mês tem origem pra lá de especial. O pai dele é nada…
Terremoto tem duas partes. Uma: terra. A outra: moto. As quatro letras querem dizer movimento.…
As línguas adoram bater papo. Umas influenciam as outras. A questão ficou tão banalizada que…
Nome de tribos indígenas não tem pedigree. Escreve-se com inicial minúscula (os tupis, os guaranis,…