Cruz-credo! A polícia descobriu outra rede de pedófilos. Os tarados agiam na internet. Nada menos que 600 fregueses foram apanhados. Entre eles, o PM Fernando Neves Brás, que dirigiu a varredura no Edifício London, onde morava a família de Isabella Nardoni.
Não há dúvida. Com a rede mundial de computadores, o troca-troca de fotos de meninos e meninas ficou fácil. Até bebês entram na jogada. Popularizou-se, então, a palavra pedofilia. Hoje o vocábulo significa perversão sexual. Mas, na origem, era inocente como recém-nascido. Queria dizer amigo da criança.
O elemento ped- vem do grego paidós. Depois, pulou o muro para o latim. Virou paedo. Numa e noutra língua tem a mesma acepção — criança. A prole dele formada é tão grande quanto a de Bin Laden. Alguns membros são velhos conhecidos nossos. É o caso de pediatra (médico de crianças), pedagogo (condutor de crianças), pedófobo (aversão a crianças), pederasta (homem que mantém relação sexual com menino).
Filo-, o outro pedaço de pedófilo, também vem do grego. Quer dizer amigo. Prolífero, tem uma filharada sem fim. Filósofo é um dos seus membros. Quer dizer amigo da sabedoria. Filantropo, outro. Significa amigo da humanidade (o contrário é misantropo). Filarmônico, amigo da harmonia ou da música. Filatélico (amigo dos selos), filofóbico (medo de fazer amigos).
A língua é pra lá de sociável. Conversa sem se cansar. E, no vai e…
Porcentagem joga no time dos partitivos como grupo, parte, a maior parte. Aí, a concordância…
O nome do mês tem origem pra lá de especial. O pai dele é nada…
Terremoto tem duas partes. Uma: terra. A outra: moto. As quatro letras querem dizer movimento.…
As línguas adoram bater papo. Umas influenciam as outras. A questão ficou tão banalizada que…
Nome de tribos indígenas não tem pedigree. Escreve-se com inicial minúscula (os tupis, os guaranis,…