A capital de todos nós completa 53 anos. Comparada com ilustres quatrocentonas como São Paulo e Rio é bebê que usa fraldas. A tenra idade, porém, não significa inocência. Brasília nasceu planejada. Mas cresceu sem ordem. Deitada em berço esplêndido, não viu o tempo passar. Esqueceu-se de renovar o armário. Agora, cinquentona, descobre que não cabe nas roupas.
Apagões, violência, explosão urbana, congestionamento de trânsito, filas em hospitais, escolas do século 19 com alunos do século 21 fazem parte do dia a dia. Mas nem tudo está perdido. Alguém já disse que o melhor de Brasília é o brasiliense. Ele entende a relevância do papel que desempenha. Sabe por quê? Porque é taurino. Touro
Brasília nasceu em 21 de abril. É o primeiro dia do império taurino. O domínio de Touro estende-se até 20 de maio. Quem vem ao mundo nesse período tem determinadas características. O Brasil — almanaque de cultura popular as sintetiza assim:
“Como o animal que o representa, trabalhador da terra, o nativo em Touro esbanja persistência, determinação e racionalidade. Não sabe lidar com preguiça, descompromisso ou irresponsabilidade. Os taurinos costumam ter prazer em cultivar hábitos e gostam de fazer as coisas do seu jeito. No entanto, caso entendam que uma mudança é necessária, não pestaneiam em pô-la em prática.”
É isso. Adeus, dúvidas. O melhor de Brasília é o brasiliense. Tudo o mais fica em segundo plano.
A língua é pra lá de sociável. Conversa sem se cansar. E, no vai e…
Porcentagem joga no time dos partitivos como grupo, parte, a maior parte. Aí, a concordância…
O nome do mês tem origem pra lá de especial. O pai dele é nada…
Terremoto tem duas partes. Uma: terra. A outra: moto. As quatro letras querem dizer movimento.…
As línguas adoram bater papo. Umas influenciam as outras. A questão ficou tão banalizada que…
Nome de tribos indígenas não tem pedigree. Escreve-se com inicial minúscula (os tupis, os guaranis,…