Nem mais nem menos

Compartilhe



Nem muito nem pouco. Mas o suficiente. Eis a regra de ouro do estilo eficaz. Cultivar a economia verbal sem prejuízo da completa e eficaz expressão do pensamento tem dupla vantagem: respeita a paciência do leitor e poupa tempo e espaço. Conciso não significa lacônico, mas denso. Opõe-se a vago, impreciso, verborrágico. No estilo denso, cada palavra, cada frase, cada parágrafo devem estar impregnados de sentido.

Eis sugestões que contribuem para a concisão:

1. Dispense, nas datas, os substantivos dia, mês e ano: em 20 de janeiro (não no dia 20 de janeiro); em dezembro (não no mês de dezembro); em 1995 (não no ano de 1995).


2. Substitua a locução adjetiva por adjetivo: material de guerra (material bélico); pessoa sem discrição (pessoa indiscreta), criança sem educação (criança mal-educada).  


3. Troque a oração adjetiva por adjetivo: animal que se alimenta de carne (animal carnívoro); pessoa que planta café (cafeicultor); criança que não tem educação (criança mal-educada).  


4. Use aposto nominal em vez de oração apositiva: Brasília, que é a capital do Brasil, oferece serviços públicos de boa qualidade (Brasília, capital do Brasil, oferece serviços públicos de boa qualidade). Jarbas Passarinho, que foi eleito senador pelo Pará, nasceu no Acre (Jarbas Passarinho, eleito senador pelo Pará, nasceu no Acre). Jacó amou Raquel, que era a a filha mais nova de Labão (Jacó amou Raquel, a filha mais nova de Labão).  


5. Substitua a oração pelo termo nominal correspondente:  A comunidade exige que o criminoso seja punido (a punição do criminoso). Ninguém duvidava que o plano tivesse êxito (do êxito do plano).
  6. Reduza orações: Agora que expliquei o título, passo a escrever o livro (Explicado o título, passo a escrever o livro).  Depois de redigir o texto, pensarei na legenda (Redigido o texto, pensarei na legenda).


7. Elimine palavras ou expressões desnecessárias: decisão tomada no âmbito da diretoria (decisão da diretoria); trabalho de natureza temporária (trabalho temporário); problema de ordem emocional (problema emocional); curso em nível de pós-graduação (curso de pós-graduação); lei de alcance federal (lei federal); doença de característica sexual (doença sexual); casos de ocorrência (ocorrências); casos de atraso (atrasos).


8. Substitua a locução verbo + substantivo pelo verbo: Fazer uma viagem (viajar). Fazer música (compor). Pôr as idéias em ordem (ordenar as idéias). Pôr moedas em circulação (emitir moedas).


Viu? Investir na concisão não prejudica o recado. Ao contrário. Torna-o mais fácil de ler. 


(Coluna publicada no suplemento Gabarito, que circula às segundas-feiras no Correio Braziliense)

Dad Squarisi

Publicado por
Dad Squarisi

Posts recentes

  • Dicas de português

Dicas de português: Páscoa, coelhinhos e chocolate

A língua é pra lá de sociável. Conversa sem se cansar. E, no vai e…

1 ano atrás
  • Dicas de português

Os desafios da concordância com porcentagem

Porcentagem joga no time dos partitivos como grupo, parte, a maior parte. Aí, a concordância…

1 ano atrás
  • Dicas de português

Você sabe a origem do nome do mês de março?

O nome do mês tem origem pra lá de especial. O pai dele é nada…

1 ano atrás
  • Dicas de português

O terremoto na Turquia e a língua portuguesa

Terremoto tem duas partes. Uma: terra. A outra: moto. As quatro letras querem dizer movimento.…

1 ano atrás
  • Dicas de português

Anglicismos chamam a atenção na língua portuguesa

As línguas adoram bater papo. Umas influenciam as outras. A questão ficou tão banalizada que…

1 ano atrás
  • Dicas de português

A simplicidade na escrita dos nomes de tribos indígenas

Nome de tribos indígenas não tem pedigree. Escreve-se com inicial minúscula (os tupis, os guaranis,…

1 ano atrás