Navegando nas possibilidades da língua (final)

Compartilhe

Quando o mundo nasceu, aves e mamíferos declararam guerra. Queriam saber quem mandaria na floresta. Nas batalhas sangrentas, não faltaram bicadas, coices, mordidas. As aves venceram. O morcego, que lutava com os derrotados, virou a casaca. Apresentou-se para a águia, líder das penosas. Ela olhou pra ele e disse:

— O que você faz aqui? Você é mamífero.

Ele respondeu seguro:

— Mamífero eu? Olhe bem pra mim. Tenho asas. Sou ave.

Safou-se. Tempos depois, nova guerra explodiu. Os mamíferos ganharam. O morcego não pensou duas vezes. Passou pro outro lado. Ao chegar, apresentou-se ao leão. O rei estranhou a presença inesperada:

— O que você faz aqui? Você é ave. Vá pra sua turma.

O morcego, convicto, respondeu:

— Ave eu? Como? Não tenho bico nem penas. Tenho pelos. Sou, como pode ver, mamífero. Sou primo dos ratos.

E se safou de novo.  

A moda pegou

O morcego fez escola. A língua serve de exemplo. Versátil, adapta-se. Você quer escrever horóscopo? Ela lhe dá palavras genéricas, com nível de abstração alto, que permitem tantas interpretações quantos leitores houver. Quer escrever petição? O juridiquês está às ordens. Quer bater papo na internet? Basta entrar na onda do internetês. Quer ser seguido no twitter ou mandar recados pelo celular? Você dispõe de 140 toques. Poupe espaço.

Pra bancar o Tio Patinhas, conjugue três verbos. Um escolher. Outro: trocar. O último: cortar. As quatro últimas colunas mostraram o caminho das pedras. A de hoje vai pôr em prática as dicas sugeridas. Feito o exercício, ficará uma certeza: o leão é manso como o gatinho lá de casa.   Desafio 1

Na primeira versão, o texto tem 191 toques. O desafio: reduzi-lo a 140:

Alunos recém-aprovados no vestibular chegarão à universidade no segundo semestre podendo, se forem estudiosos, concluir o curso em quatro anos, fazendo, em seguida, um curso de pós-graduação. (191)

Versão tamanho twitter

Alunos aprovados no vestibular chegam à universidade no 2º semestre. Se estudiosos, poderão acabar o curso em 4 anos e fazer pós-graduação. (140)  

Desafio 2 Vamos radicalizar? Escreva o texto com 54 toques:

Como todo mundo sabe, em decisão polêmica e envergonhada, o Conselho de Ética da Câmara Alta decidiu arquivar todos os onze processos contra o ex-presidente da República e agora senador do PMDB do Amapá José Sarney. (216)

Primeira versão

Se todo mundo sabe, não precisa dizer: Em decisão polêmica e envergonhada, o Conselho de Ética da Câmara Alta decidiu arquivar todos os onze processos contra o ex-presidente da República e agora senador do PMDB do Amapá José Sarney. (193)

Segunda versão

Cai fora, adjunto adverbial: O Conselho de Ética da Câmara Alta decidiu arquivar todos os onze processos contra o ex-presidente da República e agora senador do PMDB do Amapá José Sarney. (157)

Terceira versão

Xô, locução verbal: O Conselho de Ética da Câmara Alta arquivou todos os onze processos contra o ex-presidente da República e agora senador do PMDB do Amapá José Sarney. (150)

Quarta versão

Se Sarney é senador, só o Senado pode julgá-lo: O Conselho de Ética arquivou todos os onze processos contra o ex-presidente da República e agora senador do PMDB do Amapá José Sarney. (134)

Quinta versão

Rua, todos: O Conselho de Ética arquivou os onze processos contra o ex-presidente da República e agora senador do PMDB do Amapá José Sarney. (128)

Sexta versão

Vem, numeral: O Conselho de Ética arquivou os 11 processos contra o ex-presidente da República e agora senador do PMDB do Amapá José Sarney. (126)

Sétima versão

O artigo dispensa o numeral: O Conselho de Ética arquivou os processos contra o ex-presidente da República e agora senador do PMDB do Amapá José Sarney. (124)

Oitava versão

Saiam, especificações: O Conselho de Ética arquivou os processos contra José Sarney. (62)

Nona versão

Vem, enxutinha: Conselho de Ética arquiva os processos contra Sarney. (54)

Dad Squarisi

Publicado por
Dad Squarisi

Posts recentes

  • Dicas de português

Dicas de português: Páscoa, coelhinhos e chocolate

A língua é pra lá de sociável. Conversa sem se cansar. E, no vai e…

2 anos atrás
  • Dicas de português

Os desafios da concordância com porcentagem

Porcentagem joga no time dos partitivos como grupo, parte, a maior parte. Aí, a concordância…

2 anos atrás
  • Dicas de português

Você sabe a origem do nome do mês de março?

O nome do mês tem origem pra lá de especial. O pai dele é nada…

2 anos atrás
  • Dicas de português

O terremoto na Turquia e a língua portuguesa

Terremoto tem duas partes. Uma: terra. A outra: moto. As quatro letras querem dizer movimento.…

2 anos atrás
  • Dicas de português

Anglicismos chamam a atenção na língua portuguesa

As línguas adoram bater papo. Umas influenciam as outras. A questão ficou tão banalizada que…

2 anos atrás
  • Dicas de português

A simplicidade na escrita dos nomes de tribos indígenas

Nome de tribos indígenas não tem pedigree. Escreve-se com inicial minúscula (os tupis, os guaranis,…

2 anos atrás